Show simple item record

dc.contributor.authorLima, Paulo Gomes
dc.coverage.spatialSanta Maria/ RSpor
dc.date.accessioned2022-09-13T18:31:22Z
dc.date.available2022-09-13T18:31:22Z
dc.date.issued2008-09-15
dc.identifierhttps://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/84por
dc.identifier.citationLIMA, Paulo Gomes. Transversalidade e docência universitária: por uma recorrência dialética do ensinar-aprender. Educação, Santa Maria/ RS, v. 33, n. 3, p. 457–468, 2008. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16612.*
dc.identifier.issn1984-6444por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16612
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é problematizar a docência universitária na atualidade por meio da projeção de uma intervenção pedagógica centrada na conscientização dos indivíduos, na contextualização de sua historicidade e na disposição em ressituar suas ações como determinantes da qualidade do ensino, mediatizada por sistematizações intencionais do ponto de vista teórico e metodológico, incluindo conhecimentos significativos. Por conhecimentos significativos entende- se aqueles conhecimentos que dão embasamento ao aluno, ao professor e a seus pares para contextualizar sua realidade sem, no entanto, se esquecer das contribuições historicamente produzidas nos diversos campos do conhecimento e ‘mais ainda’ ampliando a sua visão como sujeito histórico que faz a história e por ela também é responsável. Do ponto de vista do docente, esta leitura se presta a problematizar o seu itinerário profissional como espaço permanente de formação, o que requer uma dimensão transversal e dialógica.por
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.format.extent457–468por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.relation.ispartofEducaçãopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDocência universitáriapor
dc.subjectTransversalidadepor
dc.subjectDialogicidadepor
dc.titleTransversalidade e docência universitária: por uma recorrência dialética do ensinar-aprenderpor
dc.title.alternativeTransversality and higher education: by a dialetical recurrenceof teach-learningeng
dc.typeArtigopor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-Sopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/5109357037661496por
dc.identifier.urlhttps://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/84por
dc.publisher.departmentDepartamento de Ciências Humanas e Educação - DCHE-Sopor
dc.citation.volume33por
dc.citation.issue3por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil