Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMiranda, Alexandre Marcel de
dc.date.accessioned2022-09-15T12:33:33Z
dc.date.available2022-09-15T12:33:33Z
dc.date.issued2022-07-14
dc.identifier.citationMIRANDA, Alexandre Marcel de. Potencialidades e limites de uma s.d. sobre eugenia: educação para as relações étnico-raciais e controvérsias científicas. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16621.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16621
dc.description.abstractThis work proposes a methodological approach to the development of a didactic sequence as an Educational Curriculum Material, having the controversial theme - Eugenics, which presents itself as a Socio-scientific Question - QSC. This theme is developed through three fields of Education: the Curriculum, Relations for Ethnic-Racial Education and Teacher Training. The proposition of this didactic sequence aligned with educational design and this triangulation of fields, in addition to presenting itself as an educational innovation, presents itself as a proposal to evaluate its potentialities and limitations. In this way, the work consisted in the formulation of criteria that, after analysis, bring the perception that the didactic sequence can, with its potential, reach the presupposed objectives and that, due to its limitations, the formation of the teacher is significantly a preponderant factor for the its existence. Therefore, when developing, in the future, the application and evaluation of this didactic sequence, it will be possible to guide the production of an Educational Curriculum Material (ECM), which is a curricular material that is concerned with the formation of the teacher, with the promotion of education on socio-scientific issues (QSC's), and more specifically, on education for ethnic-racial relations in Science Teaching.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de genéticapor
dc.subjectEducação para as relações étnico-raciaispor
dc.subjectEugeniapor
dc.subjectQuestão sociocientíficapor
dc.subjectEugenicseng
dc.subjectSocio-scientific questioneng
dc.subjectEducation of ethnic-racial relationseng
dc.subjectTeaching of geneticseng
dc.titlePotencialidades e limites de uma s.d. sobre eugenia: educação para as relações étnico-raciais e controvérsias científicaspor
dc.title.alternativePotentialities and limitations in a didactic sequence about eugenics: education for ethnic-racial relations and scientific controversieseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Silva, Douglas Verrangia Corrêa da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7699024298055259por
dc.description.resumoEste trabalho propõe uma abordagem metodológica do desenvolvimento de uma sequência didática como um Material Curricular Educacional, tendo a temática controversa – a Eugenia, que se apresenta como uma Questão Sóciocientífica – QSC. Essa temática é desenvolvida por intermédio de três campos da Educação: o Currículo, as Relações para a Educação Étnico-raciais e a Formação de professores. A proposição dessa sequência didática alinhada ao design educacional e à essa triangulação de campos, além de se apresentar como uma inovação educacional, se apresenta como uma proposta de avaliar as suas potencialidades e suas limitações. Dessa maneira, o trabalho consistiu na formulação de critérios que, após análise, trazem a percepção de que a sequência didática pode, com suas potencialidades, atingir os objetivos pressupostos e que pelas suas limitações, significativamente a formação do professor é um fator preponderante para a sua existência. Sendo assim, ao se desenvolver, no futuro a aplicação e a avaliação dessa sequência didática, será possível orientar a produção de um Material Curricular Educativo (MCE) sendo este, um material curricular que se preocupa com a formação do/a professor/a, com a promoção da educação sobre as questões sociocientíficas (QSC´s), e mais especificamente, sobre a educação para as relações étnico-raciais no Ensino de Ciências.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/7459083019107633por


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil