Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBitarães, Vitória da Silva
dc.date.accessioned2022-09-20T15:34:33Zeng
dc.date.available2022-09-20T15:34:33Zeng
dc.date.issued2022-09-01eng
dc.identifier.citationBITARÃES, Vitória da Silva. Sequência didática em perspectiva dialógica para ensino de ecologia. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de São Carlos, Araras, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16638.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16638por
dc.description.abstractIn biology teaching, and specifically in ecology teaching, the contents are fragmented. In addition, it uses teaching and learning approaches, developed in and for industrial societies, as is the case of significant learning, but in contemporary societies are information and knowledge, enabling communicative and dialogic interactions, but also increasing risks. Thus, it is necessary the use of teaching and learning perspectives that respond to these societies and at the same time enable the transformation of unequal conditions. The present work aimed to propose and analyze the proposal of a didactic sequence in the teaching of ecology from the Dialogical Learning and methodologically structured in the Three Pedagogical Moments. Both references are due to the dialogic action present in their own foundations. Moreover, it had as thematic approach, the disappearance of bees, enabling studies about the Ecological Balance. Finally, it is concluded that it is possible to study the contents in the school from the contemporary, but it is necessary the application of this didactic sequence to analyze the real effects on the learning of the students.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEquilíbrio ecológicopor
dc.subjectSociedade da informaçãopor
dc.subjectEnsino de biologiapor
dc.subjectBiology teachingeng
dc.subjectInformation societyeng
dc.subjectEcological balanceeng
dc.titleSequência didática em perspectiva dialógica para ensino de ecologiapor
dc.title.alternativeDidatic sequence in dialogical perspective for ecology teachingeng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Calzolari Neto, Anselmo João
dc.contributor.advisor1Latteshttps://lattes.cnpq.br/4906309581958797por
dc.description.resumoNo ensino de biologia, e em específico no ensino de ecologia, os conteúdos se encontram fragmentados. Para além disso, usa-se abordagens de ensino e aprendizagem, desenvolvidas na e para as sociedades industriais, como é o caso da aprendizagem significativa, porém na contemporaneidade as sociedades são da informação e do conhecimento, possibilitando interações comunicativas e dialógicas, mas também aumentando riscos. Com isso, faz-se necessário o uso de perspectivas de ensino e aprendizagem que respondam a estas sociedades e ao mesmo tempo possibilite transformação de condições desiguais. O presente trabalho teve como objetivo propor e analisar a proposta de uma sequência didática no ensino de ecologia a partir da Aprendizagem Dialógica e metodologicamente estruturada nos Três Momentos Pedagógicos. Ambos referenciais se encontram devido à ação dialógica presente em suas próprias fundamentações. Ademais, teve-se como abordagem temática, o desaparecimento das abelhas, possibilitando estudos acerca do Equilíbrio Ecológico. Por fim, conclui-se que é possível estudar os conteúdos na escola a partir do contemporâneo, porém é necessário a aplicação desta sequência didática para analisar os efeitos reais na aprendizagem dos educandos e educandas.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpor
dc.publisher.addressCâmpus Araraspor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/6983717663810971por
dc.publisher.courseCiências Biológicas - CBL-Arpor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil