Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorSilva, Ana Paula Rodrigues da
dc.contributor.authorFerreira Junior, Amarilio
dc.coverage.spatialRio de Janeiropor
dc.date.accessioned2022-09-22T13:23:49Z
dc.date.available2022-09-22T13:23:49Z
dc.date.issued2010-09
dc.identifierhttps://doi.org/10.1590/S0104-40362010000300009por
dc.identifier.citationSILVA, Ana Paula Rodrigues da; FERREIRA JUNIOR, Amarilio. A política educacional do primeiro governo petista de São Carlos-SP (2001-2004). Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 18, n. 68, p. 565-587, 2010. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16647.*
dc.identifier.issn0104-4036por
dc.identifier.issn1809-4465por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16647
dc.description.abstractO artigo propõe uma avaliação da política educacional implementada pelo primeiro governo do Partido dos Trabalhadores no município de São Carlos (SP), entre 2001 e 2004. Nesse período, o panorama educacional brasileiro já estava marcado, desde a ditadura militar (1964-1985), por uma ampla gama de experiências e reformas, as quais tiveram como um de seus resultados mais importantes a universalização do acesso à escolaridade obrigatória já no final da década de 90. Resolvida a questão quantitativa, o grande problema a ser enfrentado passou a ser o da qualidade do ensino ofertado na escola pública. Apesar da situação privilegiada da cidade de São Carlos, situada numa das regiões economicamente mais ricas do país e com forte tradição educacional, nossas pesquisas nos levam a afirmar que a primeira gestão petista do município deveria ter materializado uma política educacional mais efetiva do que aquela implementada, a fim de atingir a melhoria da qualidade do ensino ofertado à população.por
dc.description.abstractThe article proposes an evaluation of the educational policy implemented by the Workers Party's first government in the municipality of São Carlos (SP), from 2001 to 2004. In that period, the Brazilian educational panorama had already been marked, since the military regime (1964-1985), by a wide range of experiences and reforms, which had as one of their more important results the universalization of the access to the obligatory education by the end of the 1990's. With the quantitative issue solved, the biggest problem to be faced is the quality of teaching offered by the public school. In spite of São Carlos' privileged situation, located in one of the richest areas in the country and having strong educational tradition, our research makes us conclude that the Workers Party's first government in the city should have materialized a much more effective educational policy than the one really implemented, in order to reach the improvement on the quality of teaching offered to the population.eng
dc.description.abstractEl artículo propone una evaluación de la política educativa implementada por el primer gobierno del Partido de los Trabajadores (PT) en la ciudad de São Carlos (SP), entre 2001 y 2004. En este período, el panorama educativo brasileño ya estaba marcado, desde la dictadura militar (1964-1985), por una amplia variedad de experiencias y reformas, las cuales tuvieron como uno de sus resultados más importantes la universalización del acceso a la escolaridad obligatoria, a finales de la década de los años 90. Una vez resuelta la cuestión cuantitativa, el gran problema que quedaba fue el de la calidad de la enseñanza ofrecida en la escuela pública. A pesar de la situación privilegiada de São Carlos, situada en una de las regiones económicamente más ricas del país y con una fuerte tradición educativa, nuestras investigaciones nos llevan a afirmar que la primera gestión del PT en la ciudad debería haber materializado una política educativa más eficaz de la que fue implementada, con el fin de mejorar la calidad de la enseñanza ofrecida a la población.spa
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.format.extent565-587por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.relation.ispartofEnsaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educaçãopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
dc.subjectPolítica educacionalpor
dc.subjectPartido dos Trabalhadorespor
dc.subjectDemocratização da educaçãopor
dc.subjectPolítica educativapor
dc.subjectEducational policyeng
dc.subjectWorkers Partyeng
dc.subjectDemocratization of educationeng
dc.subjectPartido de los Trabajadoresspa
dc.subjectDemocratización de la educaciónspa
dc.titleA política educacional do primeiro governo petista de São Carlos-SP (2001-2004)por
dc.title.alternativeThe educational policy of the Workers Party's first government in São Carlos - SP (2001-2004)eng
dc.title.alternativeLa política educativa del primer gobierno del Partido de los Trabajadores de São Carlos - ciudad del interior de San Pablo (2001-2004)spa
dc.typeArtigopor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/2733607444927358por
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/0748545841167046por
dc.identifier.urlhttps://www.scielo.br/j/ensaio/a/nyxF7cZyhkdmhfSQnMdjNMr/?lang=ptpor
dc.publisher.departmentDepartamento de Educação - DEdpor
dc.publisher.departmentSecretaria Geral de Educação a Distância - SEaDpor
dc.citation.volume18por
dc.citation.issue68por


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil