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dc.contributor.authorLibardi, Ana Luísa Polizel
dc.date.accessioned2022-09-22T13:35:42Z
dc.date.available2022-09-22T13:35:42Z
dc.date.issued2021-08-06
dc.identifier.citationLIBARDI, Ana Luísa Polizel. Eficácia de um programa aplicado por pais para ensino de nomeação de estados emocionais a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). 2021. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16648.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16648
dc.description.abstractLiterature on naming emotional states indicates that people diagnosed with Autistic Spectrum Disorder (ASD) may have difficulty in developing such skills, and video procedures have been identified as effective for teaching this repertoire. The pandemic scenario of COVID-19 caused the suspension of in-person activities and, given the protective measures, such as social distancing, it was necessary to adopt a telehealth service (remote mode) for this research. The aim was to develop a parent-applied video program and investigate its effectiveness in teaching repertoires for naming emotional states from facial expressions to children with ASD. Three children with ASD, aged 3 to 6 years, and their parents participated in the study. The design used was a single subject A-B, and the procedure consisted of two experimental conditions: A) Baseline (probe) - control condition of variables, and B) Naming training - teaching condition. In Baseline (A) the summarized videos were applied (presentation only of the simulation situations in which the child-actress presented the emotions), and in the Naming Training (B) the full videos were applied (image presentation - frozen - with the face of the child-actress presenting the emotion at the beginning, with audio and the written word naming the emotional state, and followed by the simulation situation.The emotions trained were: 1) joy; 2) sadness and 3) fear. Data analysis assessed the relationship between children's responses to naming emotional states (dependent variable) in each naming training attempt applied by parents (independent variable). It was possible to develop the procedure, and the results showed that among the three participants, two learned (P1 and P3) to respond to the experimental task of naming the emotions of joy and sadness, and only P1 learned to name the emotion of fear. Keywords: Naming emotions; parente training; video; Autistic Spectrum Disorder.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectNomeação de emoçõespor
dc.subjectTreinamento de paispor
dc.subjectVídeopor
dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapor
dc.titleEficácia de um programa aplicado por pais para ensino de nomeação de estados emocionais a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)por
dc.title.alternativeEfficacy of a parent-applied program for teaching emotional state naming to children with Autism Spectrum Disorder (ASD)eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Domeniconi, Camila
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9684535663947328por
dc.description.resumoA literatura sobre nomeação de estados emocionais aponta que pessoas diagnosticadas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) podem apresentar dificuldade para desenvolver tais habilidades, e procedimentos de vídeo têm sido apontados como eficazes para o ensino deste repertório. O cenário pandêmico de COVID-19 ocasionou a suspensão das atividades presenciais e, diante das medidas de proteção, como o distanciamento social, foi necessária a adoção de um atendimento de telessaúde (modalidade remota) para a presente pesquisa. O objetivo foi desenvolver um programa de vídeo aplicado por pais e investigar a sua eficácia para ensinar repertórios de nomeação de estados emocionais a partir de expressões faciais para crianças com TEA. Participaram do estudo três crianças com TEA, de 3 a 6 anos, e seus respectivos pais. O delineamento utilizado foi de sujeito único A-B, sendo o procedimento composto pelas duas condições experimentais: A) Linha de base (sonda) - condição de controle das variáveis, e B) Treino de nomeação - condição de ensino. Na Linha de base (A) foram aplicados os vídeos resumidos (apresentação somente das situações de simulação em que a criança-atriz apresentou as emoções), e no Treino de nomeação (B) houve a aplicação dos vídeos completos (apresentação da imagem - congelada - com a face da criança-atriz apresentando a emoção no início, com áudio e a palavra escrita nomeando o estado emocional, e seguida da situação de simulação. As emoções treinadas foram: 1) alegria; 2) tristeza e 3) medo. A análise de dados avaliou a relação entre as respostas das crianças de nomear os estados emocionais (variável dependente) em cada tentativa de treino de nomeação aplicada pelos pais (variável independente). Foi possível desenvolver o procedimento, e os resultados demonstraram que dentre os três participantes, dois aprenderam (P1 e P3) a responder à tarefa experimental de nomear as emoções de alegria e tristeza, e somente P1 aprendeu a nomear a emoção de medo.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologia - PPGPsipor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTALpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/6431727010514447por


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