Show simple item record

dc.contributor.authorLima, Paulo Gomes
dc.contributor.authorSantos, Sandra Mendes dos
dc.coverage.spatialCascavel/ PRpor
dc.date.accessioned2022-09-22T22:46:10Z
dc.date.available2022-09-22T22:46:10Z
dc.date.issued2007-07-15
dc.identifierhttps://doi.org/10.17648/educare.v2i4.1656por
dc.identifier.citationLIMA, Paulo Gomes; SANTOS, Sandra Mendes dos. O coordenador pedagógico na educação básica: desafios e perspectivas. Educere et Educare, Cascavel/ PR, v. 2, n. 4, p. 77-90, 2007. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16655.*
dc.identifier.issn1809-5208por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16655
dc.description.abstractEste trabalho discute o papel do coordenador pedagógico no cotidiano escolar frente a formação continuada de professores. A importância e atualidade deste estudo na universidade, bem como no seio da escola de educação básica, local do exercício de liderança deste profissional, certamente se mostram pontuais na organização e desdobramento das atribuições do coordenador em relação ao seu papel, em relação ao seu compromisso teórico metodológico, ao estabelecimento de um clima organizacional propício ao desenvolvimento de um trabalho pedagógico que respeite as distintas vozes que se apresentam no âmbito escolar. Por meio de uma revisão de literatura, de discussões e análise de vivências no cotidiano da escola, selecionamos alguns pontos recorrentes para a discussão do objeto de estudo, o que nos possibilitou a constatar que a prática pedagógica se constrói pela contribuição de todos os atores sociais, cujo sujeito facilitador, pode ser materializado, dentre outros, na figura do coordenador pedagógico.por
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.format.extent77-90por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.relation.ispartofEducere et Educarepor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEscolapor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectCoordenador pedagógicopor
dc.titleO coordenador pedagógico na educação básica: desafios e perspectivaspor
dc.title.alternativeThe pedagogical coordinator in basic education: challenges and perspectiveseng
dc.typeArtigopor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-Sopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/5109357037661496por
dc.identifier.urlhttps://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/1656por
dc.publisher.departmentDepartamento de Ciências Humanas e Educação - DCHE-Sopor
dc.citation.volume2por
dc.citation.issue4por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil