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dc.contributor.authorSantos, Patric Oberdan dos
dc.date.accessioned2022-09-28T19:51:01Z
dc.date.available2022-09-28T19:51:01Z
dc.date.issued2022-07-26
dc.identifier.citationSANTOS, Patric Oberdan dos. Educação no campo e luta de classes: um estudo sobre a produção acadêmica do GEPEC no período de 2010 a 2020 e sua atuação na formação inicial e continuada de professores. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16723.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16723
dc.description.abstractHistorically education aimed at the working class has not been a priority in Brazil. The expansion of the offer of Elementary Education only began to receive some attention from the national political class from the 1930s onwards, due to the need to train a workforce to boost the economic development project established by the government of Getúlio Vargas, guided by the binomial “urbanization-industrialization”. The universalization of Basic Education (Child Education, Elementary School and High School) is still a challenge to be effectively faced. Higher Education, in turn, has become an almost exclusive privilege of the ruling class, systematically denied to the working class, especially to peasants. In the perspective of undertaking the research, we defined as a first objective to verify the importance of scientific production and the contribution of the Group of Studies and Research in Education in the Field of the Federal University of São Carlos (GEPEC/UFSCar) for the development and improvement of public education, in especially that of the countryside; and as a specific objective to analyze the relationship between Marxian/Marxist theoretical foundations on education for rural populations and Historical-Critical Pedagogy (PHC). The methodology chosen for the development of the investigation had two fronts. The first consisted of a bibliographic approach, where we searched for the productions developed by GEPEC. The second methodology included a documental research, we sought to locate official documents that allowed us to understand the historical context of the creation of the Group. We conclude that GEPEC constitutes an important space for discussion about the realities that characterize life and work in the countryside through analyses, interpretations and reflections on education for rural populations, as well as for the knowledge and recognition of the importance of action and the role of social movements in the struggle and defense of agrarian reform and education.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGEPEC/UFSCarpor
dc.subjectEducação no Campopor
dc.subjectSeminários GEPECpor
dc.subjectEducation in the Fieldeng
dc.subjectGEPEC Seminarseng
dc.titleEducação no campo e luta de classes: um estudo sobre a produção acadêmica do GEPEC no período de 2010 a 2020 e sua atuação na formação inicial e continuada de professorespor
dc.title.alternativeEducation in the countryside and class struggle: a study on the academic production of GEPEC from 2010 to 2020 and its role in the initial and continuing education of teacherseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Bezerra Neto, Luiz
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4809080593333472por
dc.description.resumoHistoricamente a educação destinada à classe trabalhadora não consubstanciou prioridade no Brasil. A ampliação da oferta do Ensino Fundamental, somente passou a receber alguma atenção da classe política nacional a partir da década de 1930, devido a necessidade da formação de mão de obra para impulsionar o projeto de desenvolvimento econômico estabelecido pelo governo de Getúlio Vargas, orientado pelo binômio “urbanização-industrialização”. A universalização da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio) ainda é desafio a ser efetivamente enfrentado. O Ensino Superior, por sua vez, tem se constituído em privilégio quase que exclusivo da classe dominante, sistematicamente negado à classe trabalhadora, principalmente, para os camponeses. Na perspectiva de empreender a pesquisa definimos como objetivo primeiro verificar a importância da produção científica e a contribuição do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação no Campo da Universidade Federal de São Carlos (GEPEC/UFSCar) para o desenvolvimento e melhoria da educação pública, em especial, a do campo; e como objetivo específico analisar a relação entre fundamentação teórica marxiana/marxista sobre a educação para as populações do campo e a Pedagogia Histórico-Crítica (PHC). A metodologia escolhida para o desenvolvimento da investigação teve duas frentes. A primeira consistiu numa abordagem bibliográfica, onde buscamos as produções desenvolvidas pelo GEPEC. A segunda metodologia contemplou uma pesquisa documental procuramos localizar documentos oficiais que permitissem entender o contexto histórico da criação Grupo. Concluímos que o GEPEC constitui importante espaço para a discussão sobre as realidades que caracterizam a vida e o trabalho no campo por meio das análises, interpretações e reflexões sobre a educação para as populações do campo, bem como para o conhecimento e reconhecimento da importância da ação e atuação dos movimentos socais na luta e em defesa da reforma agrária e da educação.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.description.sponsorshipId88887.502345/2020-00por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/6140553652939628por


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