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dc.contributor.authorSilveira, Patrícia Batista da
dc.date.accessioned2022-10-14T12:46:11Z
dc.date.available2022-10-14T12:46:11Z
dc.date.issued2022-09-15
dc.identifier.citationSILVEIRA, Patrícia Batista da. Seleção de áreas para implantação de estruturas de passagem de fauna através da avaliação da conectividade funcional da paisagem. 2022. Tese (Doutorado em Planejamento e Uso de Recursos Renováveis) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16875.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16875
dc.description.abstractIn the search for new habitats in a fragmented landscape, animals tend to follow paths through the most permeable matrices, known as least-cost paths (LCP). Some approaches consider the least-cost paths as the ecological corridors of a landscape, such as this study. However, during their movement through the landscape, animals are faced with linear anthropic barriers that restrict their movements, such as highways and railroads. The wildlife crossings structures then appear in this context as punctual elements artificially installed in the landscape, in places where these road barriers exist, to restore or increase the biological flow and connectivity in that region. But what is verified in the great majority of cases is the installation of these structures of wildlife crossings just as a late remediation, only in some places where high numbers of road kills of wild animals are checked. This study presents a methodology for the prior identification of sites for the installation of structures for wildlife crossings, as part of the sustainable road planning of a landscape, through the joint analysis of the ecological corridors of animals (LCP) and road structures in a region. The area selected for this study was a geopolitical unit located in the Serra da Mantiqueira, in the Atlantic Forest domain, in the State of São Paulo, Brazil. Forty-four points were identified in the study area that demand the installation of wildlife crossings and/or other mitigation measures for fauna accidents. This study also questions the use of high resistance values for highways and railroads in ecological corridor softwares (for the LCP mappings), and suggests a different approach in the tabulation of the resistances of these road structures, with the use of lower values for these structures, for the identification of the true paths of fauna movement in a landscape - and consequently, the location of the real points where the implementations of wildlife crossings will be needed.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCorredores ecológicospor
dc.subjectPassagenspor
dc.subjectMamíferospor
dc.subjectAtropelamentospor
dc.subjectRodoviaspor
dc.subjectFerroviaspor
dc.subjectFragmentaçãopor
dc.subjectMata Atlânticapor
dc.subjectMantiqueirapor
dc.subjectGraphabeng
dc.subjectEcological corridorseng
dc.subjectWildlife crossingseng
dc.subjectMammalseng
dc.subjectRoadkilleng
dc.subjectHighwayseng
dc.subjectRailroadseng
dc.subjectFragmentationeng
dc.subjectAtlantic Foresteng
dc.subjectMantiqueirapor
dc.titleSeleção de áreas para implantação de estruturas de passagem de fauna através da avaliação da conectividade funcional da paisagempor
dc.title.alternativeSelection of areas for installation of wildlife crossings structures by assessing the functional connectivity of the landscapeeng
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Tonello, Kelly Cristina
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3844965971290638por
dc.description.resumoNa busca por novos habitats em uma paisagem fragmentada, os animais tendem a seguir os caminhos pelas matrizes mais permeáveis, caminhos esses conhecidos por caminhos de menor custo (least-cost path ou LCP, da sigla em inglês). Algumas abordagens consideram os caminhos de menores custos como os corredores ecológicos de uma paisagem, como este presente estudo. Porém ao longo desses deslocamentos pela paisagem os animais se deparam com barreiras antrópicas lineares que restringem as suas movimentações, como as estradas e ferrovias. As estruturas de passagens de fauna aparecem então nesse contexto como elementos pontuais colocados artificialmente na paisagem, em locais onde existem essas barreiras viárias, para restabelecer ou incrementar o fluxo biológico e a conectividade naquela região. Mas o que se verifica na grande maioria dos casos é a instalação dessas estruturas de passagens de fauna apenas de forma remediativa, somente em alguns locais onde são detectados altos números de atropelamentos de animais silvestres. Este estudo apresenta uma metodologia para a identificação prévia dos locais para instalação de estruturas de passagens de fauna, como parte do planejamento viário sustentável de uma paisagem, através da análise conjunta dos corredores ecológicos dos animais (LCP) e das estruturas viárias de uma região. A área selecionada para este estudo foi uma unidade geopolítica situada na Serra da Mantiqueira, no domínio da Mata Atlântica, no estado de São Paulo, Brasil. Foram identificados 44 pontos na área de estudos que demandam a instalação de estruturas de passagens e/ou de outras medidas de mitigação de acidentes com a fauna. Este estudo também questiona a utilização de altos valores de resistência para as rodovias e ferrovias nos softwares de corredores ecológicos (para os mapeamentos de LCP), e sugere uma abordagem diferenciada na tabulação das resistências dessas estruturas viárias, com o uso de valores mais baixos para essas estruturas, para a identificação dos verdadeiros caminhos de movimentação de fauna em uma paisagem - e consequentemente, da localização dos verdadeiros pontos onde serão necessárias as implementações de passagens de fauna.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Planejamento e Uso de Recursos Renováveis - PPGPUR-Sopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIApor
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICASpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS AGRARIAS::RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL::CONSERVACAO DA NATUREZA::CONSERVACAO DE AREAS SILVESTRESpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA::ECOLOGIA APLICADApor
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA::ECOLOGIA DE ECOSSISTEMASpor
dc.subject.cnpqOUTROS::CIENCIASpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS AGRARIAS::RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL::CONSERVACAO DA NATUREZApor
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICAS::ZOOLOGIA::ZOOLOGIA APLICADA::CONSERVACAO DAS ESPECIES ANIMAISpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICAS::ZOOLOGIA::ZOOLOGIA APLICADA::CONTROLE POPULACIONAL DE ANIMAISpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICAS::ZOOLOGIA::ZOOLOGIA APLICADApor
dc.description.sponsorshipId88882.426447/2019- 01, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.description.sponsorshipId88887.473897/2020- 00, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.description.sponsorshipId88887.508263/2020- 00, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/4738150382976999por


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