dc.contributor.author | Lopes, Fernanda | |
dc.date.accessioned | 2022-10-19T12:23:36Z | |
dc.date.available | 2022-10-19T12:23:36Z | |
dc.date.issued | 2022-09-09 | |
dc.identifier.citation | LOPES, Fernanda. O ensino de língua inglesa pautado por projetos: um aporte para a implementação da base nacional comum curricular. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16896. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16896 | |
dc.description.abstract | Other pedagogical work planned by Novo Ensino Médio (BRASIL, 2017)
aims at the comprehensive development of the student so that their knowledge is mobilized
in the understanding of interdisciplinary issues, to relate them to everyday problems. One of
two possible ways to develop this type of work is two work projects from an educational
perspective (HERNANDEZ, 1998), which does not imply that the purpose of work and
curricular organization includes only “projects”, either, this process is not about
implementation of a form or fixed idea, but admits modifications and dialogue with the
context. In this historical moment of curricular reforms, in which one of the suggested
perspectives for work in schools and work by projects, it is important to have two own
professors-researchers with theoretical problems on the subject and, therefore, we justify the
choice of the subject of our research. , which seeks to contribute with a gap pointed out by
Lucas (2016) that the characteristics of two didactic materials that are few for teachers
present, in general, a strong intuitive character and little theoretical base. My research
objectives, therefore, analyze how the perspective of Work Projects is characterized in a
didactic book and problematize how it can be implemented in a specific context of teaching,
taking into account the objectives of English Language teaching foreseen by the Teaching
curriculum Middle of the State of São Paulo. The academic relevance of our research consists
of a theoretical and methodological contribution from the perspective of a teacher-researcher
of basic education and will be able to offer well-founded reflections on aspects of planning,
implementation and assessment of teaching. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Projetos | por |
dc.subject | Inglês | por |
dc.subject | BNCC | por |
dc.subject | Projects | eng |
dc.subject | English | eng |
dc.title | O ensino de língua inglesa pautado por projetos: um aporte para a implementação da base nacional comum curricular | por |
dc.title.alternative | The teaching of English language guided by projects: a contribution to the implementation of the common national curriculum base | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Gregolin, Isadora Valencise | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1015869228676997 | por |
dc.description.resumo | O trabalho pedagógico previsto pelo Novo Ensino Médio (BRASIL, 2017) visa
o desenvolvimento integral do aluno para que seus conhecimentos sejam mobilizados na
compreensão de temas interdisciplinares, para relacioná-los com os problemas cotidianos.
Um dos caminhos possíveis para desenvolver esse tipo de trabalho é a perspectiva educativa
dos projetos de trabalho (HERNANDEZ, 1998), que não implica que a proposta de trabalho
e a organização curricular contemple somente “projetos”, ou seja, nesse processo não se trata
da implementação de uma forma ou ideia fixa, mas admite modificações e diálogo com o
contexto. Neste momento histórico de reformas curriculares, em que uma das perspectivas
sugeridas para o trabalho nas escolas é o trabalho por projetos, é importante contarmos com
problematizações teóricas dos próprios professores-pesquisadores sobre o tema e, portanto,
justificamos a escolha do tema de nossa pesquisa, que busca contribuir com uma lacuna
apontada por Lucas (2016) de que as caracterizações dos materiais didáticos feitas pelos
professores apresentam, em geral, forte caráter intuitivo e pouco embasamento teórico. São
objetivos da pesquisa, portanto, analisar como se caracteriza a perspectiva de Projetos de
Trabalho em um livro didático e problematizar como esta pode ser implementada em um
contexto específico de ensino, levando em consideração os objetivos do ensino de Língua
Inglesa previstos pelo currículo do Ensino Médio do Estado de São Paulo. A relevância
acadêmica de nossa pesquisa consiste na contribuição teórica e metodológica na perspectiva
de uma professora-pesquisadora da educação básica e poderá oferecer reflexões
fundamentadas sobre aspectos de planejamento, implementação e avaliação de ensino. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação - PPGPE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/1716119582431117 | por |