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dc.contributor.authorLopes, Fernanda
dc.date.accessioned2022-10-19T12:23:36Z
dc.date.available2022-10-19T12:23:36Z
dc.date.issued2022-09-09
dc.identifier.citationLOPES, Fernanda. O ensino de língua inglesa pautado por projetos: um aporte para a implementação da base nacional comum curricular. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16896.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16896
dc.description.abstractOther pedagogical work planned by Novo Ensino Médio (BRASIL, 2017) aims at the comprehensive development of the student so that their knowledge is mobilized in the understanding of interdisciplinary issues, to relate them to everyday problems. One of two possible ways to develop this type of work is two work projects from an educational perspective (HERNANDEZ, 1998), which does not imply that the purpose of work and curricular organization includes only “projects”, either, this process is not about implementation of a form or fixed idea, but admits modifications and dialogue with the context. In this historical moment of curricular reforms, in which one of the suggested perspectives for work in schools and work by projects, it is important to have two own professors-researchers with theoretical problems on the subject and, therefore, we justify the choice of the subject of our research. , which seeks to contribute with a gap pointed out by Lucas (2016) that the characteristics of two didactic materials that are few for teachers present, in general, a strong intuitive character and little theoretical base. My research objectives, therefore, analyze how the perspective of Work Projects is characterized in a didactic book and problematize how it can be implemented in a specific context of teaching, taking into account the objectives of English Language teaching foreseen by the Teaching curriculum Middle of the State of São Paulo. The academic relevance of our research consists of a theoretical and methodological contribution from the perspective of a teacher-researcher of basic education and will be able to offer well-founded reflections on aspects of planning, implementation and assessment of teaching.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectProjetospor
dc.subjectInglêspor
dc.subjectBNCCpor
dc.subjectProjectseng
dc.subjectEnglisheng
dc.titleO ensino de língua inglesa pautado por projetos: um aporte para a implementação da base nacional comum curricularpor
dc.title.alternativeThe teaching of English language guided by projects: a contribution to the implementation of the common national curriculum baseeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Gregolin, Isadora Valencise
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1015869228676997por
dc.description.resumoO trabalho pedagógico previsto pelo Novo Ensino Médio (BRASIL, 2017) visa o desenvolvimento integral do aluno para que seus conhecimentos sejam mobilizados na compreensão de temas interdisciplinares, para relacioná-los com os problemas cotidianos. Um dos caminhos possíveis para desenvolver esse tipo de trabalho é a perspectiva educativa dos projetos de trabalho (HERNANDEZ, 1998), que não implica que a proposta de trabalho e a organização curricular contemple somente “projetos”, ou seja, nesse processo não se trata da implementação de uma forma ou ideia fixa, mas admite modificações e diálogo com o contexto. Neste momento histórico de reformas curriculares, em que uma das perspectivas sugeridas para o trabalho nas escolas é o trabalho por projetos, é importante contarmos com problematizações teóricas dos próprios professores-pesquisadores sobre o tema e, portanto, justificamos a escolha do tema de nossa pesquisa, que busca contribuir com uma lacuna apontada por Lucas (2016) de que as caracterizações dos materiais didáticos feitas pelos professores apresentam, em geral, forte caráter intuitivo e pouco embasamento teórico. São objetivos da pesquisa, portanto, analisar como se caracteriza a perspectiva de Projetos de Trabalho em um livro didático e problematizar como esta pode ser implementada em um contexto específico de ensino, levando em consideração os objetivos do ensino de Língua Inglesa previstos pelo currículo do Ensino Médio do Estado de São Paulo. A relevância acadêmica de nossa pesquisa consiste na contribuição teórica e metodológica na perspectiva de uma professora-pesquisadora da educação básica e poderá oferecer reflexões fundamentadas sobre aspectos de planejamento, implementação e avaliação de ensino.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Educação - PPGPEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/1716119582431117por


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