Show simple item record

dc.contributor.authorTavernard, Ivone Oliveira
dc.date.accessioned2022-10-20T19:18:21Z
dc.date.available2022-10-20T19:18:21Z
dc.date.issued2022-08-26
dc.identifier.citationTAVERNARD, Ivone Oliveira. Pedagogia da memória como experiência formativa nas narrativas autobiográficas de Cecília Meireles e Walter Benjamin. 2022. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16914.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16914
dc.description.abstractIn this Doctoral research, the Fundamentals of the Pedagogy of Memory as a formative experience is inaugurated, from the narrative dialogues present in the autobiographical Olhinhos de gato (1938) by Cecília Meireles and Infância em Berlim por volta de 1900 (1932 a 1938) by Walter Benjamin. The objective was to analyze to what extent the autobiographical narratives of these authors provide theoretical-critical and formative subsidies to establish the Foundations of the Pedagogy of Memory, with a view to enhancing formative experiences since early childhood education. The research is defined as follows: what contribution would the process of remembering childhood experiences, in the memorialist formulations of these narrators, bring to constitute the Foundations of Memory Pedagogy as a formative experience on Brazilian soil, in a historical-ideological context marked by the politics of erasure and oblivion? The analysis of the narrative writings delimits itself in the categories memory and formative experience, essential concepts to the processes of remembering, elaboration and revelation of childhood; These include the concept of Pedagogy of Memory, with the aim of forging a new formative category for education. The research was anchored in the bibliographic methodology, based on the literature review (primary and secondary) by the authors Meireles and Benjamin, with emphasis on the educational-philosophical approaches of the Critical Theory of Society. It is concluded that the research inaugurated the Foundations of the Pedagogy of Memory as a formative experience, presenting remembrance, remembering experiences as a formative element. Such a theoretical-critical and formative framework is, without a doubt, urgent, given the educational gaps and public policies of death and memory loss.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCecília Meirelespor
dc.subjectWalter Benjaminpor
dc.subjectFundamentos da Pedagogia da memóriapor
dc.subjectExperiência formativapor
dc.subjectTeoria Crítica da Sociedadepor
dc.subjectFundamentals of Memory Pedagogyeng
dc.subjectFormative Experienceeng
dc.subjectCritical Theory of Societyeng
dc.titlePedagogia da memória como experiência formativa nas narrativas autobiográficas de Cecília Meireles e Walter Benjaminpor
dc.title.alternativePedagogy of memory as a formative experience in the autobiographical narratives of Cecília Meireles and Walter Benjamineng
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Gomes, Luiz Roberto
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4768579559449929por
dc.description.resumoInaugura-se nesta pesquisa de Doutorado, os Fundamentos da Pedagogia da Memória como experiência formativa, a partir dos diálogos narrativos presentes nas autobiográficas Olhinhos de gato (1938) de Cecília Meireles e Infância em Berlim por volta de 1900 (1932 a 1938) de Walter Benjamin. O objetivo foi analisar em que medida as narrativas autobiográficas desses autores fornecem subsídios Teórico-críticos e formativos para estabelecer os Fundamentos da Pedagogia da Memória, com vistas à potencialização das experiências formativas desde a educação infantil. A pesquisa delimita-se da seguinte maneira: que contribuição o processo de rememoração das experiências infantis, nas formulações memorialísticas desses narradores, traria para constituir os Fundamentos da Pedagogia Memória como experiência formativa em solo brasileiro, em um contexto histórico-ideológico marcado pela política do apagamento e esquecimento? A análise dos escritos narrativos delimita-se nas categorias memória e experiência formativa conceitos essenciais aos processos de rememoração, elaboração e revelação da infância; inclui-se a estas o conceito Pedagogia da Memória, com intuito de forjar uma nova categoria formativa para educação. A pesquisa ancorou-se na metodologia bibliográfica, baseada na revisão de literatura (primária e secundária) dos autores Meireles e Benjamin, com ênfase nas abordagens educativo-filosóficas da Teoria Crítica da Sociedade. Conclui-se, que a pesquisa inaugurou os Fundamentos da Pedagogia da Memória como experiência formativa, apresentado a rememoração, o lembrar as experiências como elemento formativo. Tal balizamento teórico-crítico e formativo é, sem dúvida, urgente, diante de lacunas educacionais e das políticas públicas de morte e desmemoriamento.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApor
dc.description.sponsorshipId33001014001P-0por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/1218776633452502por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil