Show simple item record

dc.contributor.authorGava, Shirley Aparecida
dc.date.accessioned2022-10-25T11:54:56Z
dc.date.available2022-10-25T11:54:56Z
dc.date.issued2022-08-24
dc.identifier.citationGAVA, Shirley Aparecida. Relações entre provimento de cargos e estilos de liderança nas práticas de gestão escolar: uma pesquisa bibliográfica. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16932.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16932
dc.description.abstractThis investigation was carried out within the scope of the Study and Research Group on School Organization: Democracy, Human Rights and School Administrators’ Development – DEFORGES. The theme in which it is inserted is the democratic management of public schools, having as object the different ways of filling the positions of school principals, in the different school systems existing in Brazil, and the relationships between these ways and principals’ leadership styles. The investigation was carried out in order to problematize the following question: what are the relationships between forms of provision of principals’ positions/functions and school leadership styles? Thus, the general objective was to identify the forms of provision for the position/function of school principals and their leadership styles. The specific objective was to clarify these relationships, with regard to school administration practices, referenced in national digital publications, derived from empirical research, in the digital databases SciELO - Brazil, Google Scholar, Portal de Periódicos da CAPES and Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, between the years 2011 and 2021. Methodologically, it is a qualitative and exploratory investigation in education, having the bibliographic research as method and the content analysis as technique. The instrument used to process and organize the data was the MAXQDA22 software. Among the results obtained, the predominance of the managerial style of leadership stands out, regardless of the forms of provision of principal manship positions/functions raised in this research, so the practices of these professionals have prioritized bureaucratic and administrative aspects of everyday school life. In this way, school principals, as expected institutional leaders, by disregarding other leaders, as well as by neglecting the importance of collegiate and social participation in decision-making, have contributed to the maintenance of impermeable organizational structures, not only hindering and/or preventing school democracy from manifesting itself, but also maintaining the hierarchy overload on the relationships among diverse school agents, thus reinforcing individualized forms of power and authoritarian actions in public schools.eng
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFormas de provimento de cargo/função de diretorespor
dc.subjectEstilos de liderançapor
dc.subjectPráticas de gestão escolarpor
dc.subjectGestão democrática da escola públicapor
dc.titleRelações entre provimento de cargos e estilos de liderança nas práticas de gestão escolar: uma pesquisa bibliográficapor
dc.title.alternativeRelationships between positions and leadership styles in school management practices: a bibliographic researcheng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Nascente, Renata Maria Moschen
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3742955383665134por
dc.description.resumoEsta investigação foi realizada no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisas em Organização Escolar: Democracia, Direitos Humanos e Formação de Gestores – DEFORGES. O tema em que se insere é a gestão democrática das escolas públicas, tendo como objeto as diferentes formas de provimento de cargos de gestor escolar, nos diversos sistemas escolares existentes em nosso país, e as relações entre essas formas e os estilos de liderança por eles exercidos nas escolas. A investigação foi realizada no sentido de problematizar a seguinte questão: quais as relações entre formas de provimento de cargos/funções de direção e estilos de liderança escolar? Desse modo, o objetivo geral foi identificar as formas de provimento para cargo/função do gestor escolar e os estilos de liderança próprios desses profissionais no ensino fundamental. O objetivo específico foi esclarecer essas relações no que diz respeito às práticas de gestão escolar, referenciadas nas publicações digitais nacionais, baseadas em pesquisas empíricas, nas bases de dados digitais SciELO – Brasil, Google Acadêmico, Portal de Periódicos da Capes e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações - BDTD, entre os anos de 2011 e 2021. Metodologicamente, trata-se de uma investigação qualitativa e exploratória em educação, tendo como método a pesquisa bibliográfica e como técnica a análise de conteúdo. O instrumento utilizado para tratamento e organização dos dados foi o software MAXQDA 22. Dentre os resultados obtidos, destaca-se a predominância do estilo gerencial de liderança independentemente das formas de provimento de cargos/funções de gestão levantadas nesta pesquisa e o fato de que as práticas desses profissionais têm priorizado aspectos burocráticos e administrativos do cotidiano escolar. Desse modo, os gestores escolares, como líderes institucionais natos, ao desconsiderarem outras lideranças e negligenciarem a importância dos colegiados e da participação social na tomada de decisões, têm contribuído para a manutenção de estruturas organizacionais impermeáveis, não apenas dificultando e/ou impedindo que a democracia escolar manifeste-se, como também mantendo a sobrecarga da hierarquia sobre as relações entre os diferentes agentes escolares e reforçando formas individualizadas de poder e ações autoritárias nas escolas públicas.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL::ADMINISTRACAO DE UNIDADES EDUCATIVASpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/4031323295763787por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil