Mostrar registro simples

dc.contributor.authorGarcia, Hévila Maria Gabriel
dc.date.accessioned2022-11-08T17:16:04Z
dc.date.available2022-11-08T17:16:04Z
dc.date.issued2022-09-27
dc.identifier.citationGARCIA, Hévila Maria Gabriel. Números irracionais e suas particularidades. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17005.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17005
dc.description.abstractIn this work we present the main numerical sets: natural, integers, rational, irrational and real, focusing on the set of irrational numbers. We approach its historical part, the most famous examples and the proof of their irrationalities. In addition, we deal with the concepts of transcendental and algebraic numbers. In the second part, we discuss the way that the set of irrational numbers is approached in Basic Education and, moreover, we create and apply an activity involving the numerical sets in a State School.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectNúmeros irracionaispor
dc.subjectIrracionalidadepor
dc.subjectHistória dos números irracionaispor
dc.subjectAvaliação diagnósticapor
dc.subjectIrracionais na Educação Básicapor
dc.subjectIrrational numberseng
dc.subjectIrrationalityeng
dc.subjectHistory of irrational numberseng
dc.subjectDiagnostic evaluationeng
dc.subjectIrrationals in the Elementary Schooleng
dc.titleNúmeros irracionais e suas particularidadespor
dc.title.alternativeIrrational numbers and their characteristicseng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Rezende, Alex Carlucci
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4190869482260889por
dc.description.resumoNeste trabalho apresentamos os principais conjuntos numéricos: naturais, inteiros, racionais, irracionais e reais, dando enfoque ao conjunto dos números irracionais. Abordamos sua parte histórica, os exemplos mais famosos e a demonstração de suas irracionalidades. Além disso, tratamos dos conceitos de números transcendentes e algébricos. Na segunda parte, expomos a maneira que o conjunto dos números irracionais é abordado na Educação Básica e, ainda, criamos e aplicamos uma atividade envolvendo os conjuntos numéricos em uma Escola Estadual.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::ANALISEpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3919298779642723por
dc.publisher.courseMatemática - MLpor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil