Show simple item record

dc.contributor.authorMiranda Gomes, Aline Aparecida
dc.date.accessioned2022-11-11T11:47:34Z
dc.date.available2022-11-11T11:47:34Z
dc.date.issued2021-07-08
dc.identifier.citationMIRANDA GOMES, Aline Aparecida. Sequência didática como instrumento para a possível promoção do desenvolvimento do engajamento. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17021.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17021
dc.description.abstractEngagement is a multifaceted construct and its study seeks to trace ways to improve the teaching-learning process. For this, it analyzes the student's development and their interactions with school and pedagogical activities, thus observing facilitating actions for its promotion, as well as their contributions and possibilities for development. The present qualitative, descriptive and bibliographical research, delimited by the question: “How to build a didactic sequence in the teaching of Natural Sciences that is supported by the construct of engagement considering the analysis of a corpus of selected academic works?”. This analysis will be done through the assumptions of the theoretical framework of Content Analysis proposed by Bardin (2011). As a contribution of this research, the construction of a didactic sequence in science education addressing the microorganism content will be carried out and intends to promote knowledge about the engagement construct and activities that promote its evidence.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEngajamentopor
dc.subjectEnsino de ciênciaspor
dc.subjectSequência didáticapor
dc.titleSequência didática como instrumento para a possível promoção do desenvolvimento do engajamentopor
dc.title.alternativeDidactic sequence as an instrument for the possible promotion of development of engagementeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Julio, Josimeire Meneses
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8805879632103815por
dc.description.resumoO engajamento é um construto multifacetado e seu estudo busca traçar caminhos para o melhoramento do processo de ensino aprendizagem, para isto, analisa o desenvolvimento do aluno e as suas interações com as atividades escolares e pedagógicas, observando assim ações facilitadoras para sua promoção, bem como suas contribuições e possibilidades de desenvolvimento. A presente pesquisa de caráter qualitativa, descritiva e bibliográfica, delimitada pela pergunta: “Como construir uma sequência didática no ensino de Ciências da Natureza que esteja amparada no construto de engajamento considerando a análise de um corpus de trabalhos acadêmicos selecionados?”. Esta análise será feita através de pressupostos do referencial teórico de Análise de Conteúdo proposto por Bardin (2011). Como contribuição desta pesquisa, a construção de uma sequência didática no ensino de ciências abordando o conteúdo de microrganismo será realizada e tem como intenção promover conhecimento acerca do construto de engajamento e atividades promotoras de sua evidência.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Educação - PPGPEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttps://lattes.cnpq.br/5621931077604056por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil