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dc.contributor.authorNóbrega, Aline Lanzotti de Morais
dc.date.accessioned2022-11-30T18:20:04Z
dc.date.available2022-11-30T18:20:04Z
dc.date.issued2022-09-30
dc.identifier.citationNÓBREGA, Aline Lanzotti de Morais. Resolução de problemas como ferramenta para o letramento matemático no Ensino Fundamental II. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17098.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17098
dc.description.abstractThis work aims at presenting the problem-solving methodology as a tool to improve mathematical literacy of 8th grade middle school students. Polya’s four-step problem- solving process is a widely known method for solving mathematical problems, which develops the student’s autonomy and their reading performance of mathematical problems. It enhances their mathematical reasoning and understanding at different levels of difficulty. It also gives them skills to deal with context-based problems from real life. Education in the digital era increasingly requires a strong foundation in mathematics. Evidence from proficiency data of 2021 in mathematics for the state of São Paulo and the whole country shows a steep decline due to the impact of the Covid pandemic, reverting the gradual improvements of the last decade. The difficult situation of education today needs to be studied and understood to get to target the most efficient pedagogical interventions. A comparative study between two different methodologies was carried out at a middle school math class treating percentages. In the former, a more traditional problem solving method was employed, while the second applied Polya’s four-step problem-solving method to a student’s real life situation. A questionnaire at the end of the study revealed positive and negative aspects. On the one hand the Polya’s method led to more motivated, meaningful learning and to the reflection on knowledge, where on the other hand the difficulty of engaging the students with a non-conventional method was mentioned.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectResolução de problemaspor
dc.subjectLetramento matemáticopor
dc.subjectModelagem matemáticapor
dc.subjectEnsino Fundamentalpor
dc.subjectEnsino-Aprendizagempor
dc.subjectProblem-solvingeng
dc.subjectMathematical literacyeng
dc.subjectMathematical modellingeng
dc.subjectMiddle schooleng
dc.subjectTeaching-Learningeng
dc.titleResolução de problemas como ferramenta para o letramento matemático no Ensino Fundamental IIpor
dc.title.alternativeProblem-solving methodology as a tool to improve the mathematical literacy at the middle schooleng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Presoto, Adilson Eduardo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6788916708841254por
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo apresentar a metodologia de resolução de problemas como ferramenta para melhorar alfabetização matemática de alunos do 8ª ano do Ensino Médio. O problema de quatro etapas de [11] processo de resolução é um método amplamente conhecido para resolver problemas matemáticos, que desenvolve a autonomia do aluno e seu desempenho de leitura. Melhora o raciocínio matemático e a compreensão em diferentes níveis de dificuldade. Também lhes dá habilidades para lidar com problemas baseados em contexto da vida real. A educação na era digital exige cada vez mais uma base sólida em matemática. Evidências de dados de proficiência de 2021 em matemática para o estado de São Paulo e todo o país mostram um declínio acentuado devido ao impacto da pandemia de Covid, as melhorias graduais da última década. A difícil situação da educação hoje precisa ser estuda e entendida para se chegar ao alvo das intervenções pedagógicas mais eficiente. Um estudo comparativo entre duas metodologias diferentes foi realizado em uma aula de matemática tratando porcentagens. No primeiro caso, uma solução de problemas mais tradicional foi empregado, enquanto o segundo aplicou o método de resolução de problemas de quatro etapas de [11] para a situação de vida real de um aluno. Um questionário ao final do estudo revelou aspectos positivos e negativos. Por um lado, o método da [11] levou a um aprendizado mais motivado e significativo e à reflexão sobre o conhecimento, onde por outro lado a foi mencionada a dificuldade de engajar os alunos com um método não convencional.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/9951899744837366por
dc.publisher.courseMatemática - MNpor


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