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dc.contributor.authorRezende, Mariana de
dc.date.accessioned2022-12-06T17:45:03Z
dc.date.available2022-12-06T17:45:03Z
dc.date.issued2022-02-17
dc.identifier.citationREZENDE, Mariana de. Desenvolvimento e avaliação de um programa de ensino de pré-requisitos de leitura e escrita para pré-leitores. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17130.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17130
dc.description.abstractThe search for an efficient literacy method is not new. An approach that has been proving effective in educational environments is Behavior Analysis. This approach has supported interventions with the purpose of remedying the gaps in teaching methods of reading and writing skills regularly used in schools. The present study developed and evaluated a programmed teaching module aimed to teach discriminative skills considered to be elementary for learning to read and write. In order to do this, the present work was divided into two stages: 1) planning and programming a Preparatory Module for teaching elementary reading skills as well as its transposition into computer language and its indexing to the GEIC; 2) implementation and evaluation of three participants of the first full version of the Preparatory Module. Three children from two Brazilian states participated, aged between 9 and 10 years old, enrolled in the 2nd and 3rd grade of elementary school. The teaching program consisted of nine teaching tasks and four probes distributed in four teaching units. Trial blocks with difficulty progression were programmed with accuracy criterion in order to assure the learning of the target abilities. Among the participants, there was performance variability when running the probes; deterioration of some skills after the teaching steps; high number of repetitions of the teaching steps (i.e., due to not meeting the criteria in the first exposure) and difficulties in identifying possible intervening variables that may have affected performance (i.e., changes in the application of the teaching program by the research assistant). The extension of the teaching program, and the remote application condition of the program, assisted by a research assistant, were considered probable problems in application. The results of the present study are promising and indicate the potential of the Preparatory Module to reach the criterion of effectiveness in order to be able to make part of the ALEPP Program.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPré-requisitos de leitura e escritapor
dc.subjectHabilidades elementarespor
dc.subjectProgramação de ensino de leiturapor
dc.subjectALEPPpor
dc.subjectCOVID-19por
dc.titleDesenvolvimento e avaliação de um programa de ensino de pré-requisitos de leitura e escrita para pré-leitorespor
dc.title.alternativeDevelopment and evaluation of a teaching program of reading and writing prerequisites for pre-readerseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Souza, Deisy das Graças de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4404800720856419por
dc.description.resumoA busca por um método de alfabetização eficiente não é recente. Uma abordagem que vem se mostrando eficiente em ambientes educacionais é a Análise do Comportamento. Esta abordagem tem fundamentado intervenções com objetivo de sanar as defasagens dos métodos de ensino de leitura e escrita empregados nas escolas. O presente estudo desenvolveu e avaliou um módulo de ensino que tinha por objetivo ensinar habilidades discriminativas consideradas elementares para aprendizagem de leitura e escrita. Para isso, o presente trabalho foi dividido em duas etapas: 1) planejamento e programação de um Módulo Preparatório para o ensino de habilidades elementares de leitura assim como a sua transposição para linguagem computacional e sua indexação ao GEIC; 2) Implementação e avaliação com três participantes da primeira versão completa do Módulo Preparatório. Participaram três crianças, de dois Estados do Brasil, com idades entre 9 e 10 anos, matriculadas no 2º e 3ª ano do ensino fundamental. O programa de ensino consistiu em nove tarefas de ensino e quatro sondas distribuídas em quatro unidades de ensino. Blocos de tentativas de ensino com progressão de dificuldade foram programados com critérios de acertos para garantir a aprendizagem das habilidades alvo. Entre os participantes, encontrou-se variabilidade do desempenho nas sondas; deterioramento de algumas habilidades após os passos de ensino; alto número de repetições de passos de ensino (i.e., por conta de não terem atingido aos critérios na primeira exposição) e dificuldades na identificação de possíveis variáveis intervenientes que podem ter afetado o desempenho (i.e., mudanças na aplicação do módulo pelas assistentes). A extensão do programa de ensino, as condições de aplicação remota do programa, auxiliada por assistentes de pesquisa foram considerados como possíveis problemas de aplicação. Os resultados do presente estudo são promissores e indicam o potencial do Módulo Preparatório em atingir critério de eficácia para poder integrar o Programa ALEPP.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.description.sponsorshipIdProcesso número 88887.335239/2019-00 - CAPESpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/8080783711117466por


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