Show simple item record

dc.contributor.authorCares, Ândrella Bugov Carvalho
dc.date.accessioned2023-01-06T12:23:37Z
dc.date.available2023-01-06T12:23:37Z
dc.date.issued2022-09-29
dc.identifier.citationCARES, Ândrella Bugov Carvalho. Análise dos conteúdos de evolução, com enfoque em Aves e Dinossauros, nas coletâneas de ciências da natureza e suas tecnologias - objeto 2, aprovadas pelo PNLD 2021. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17174.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17174
dc.description.abstractIn the first years of Elementary School II I discovered my passion for Biology and it guided me to the present work. The PNLD (National Didactic Book Program) allowed the distribution of textbooks to all schools registered in the plan from the early years to high school. The Program underwent a modification in 2021, adapting to the New High School and the BNCC (Base Nacional Comum Curricular) which consists of a standard that defines the contents to be addressed, defining curricula and skills that must be absorbed by students during their years of formation. Given this scenario, the present study aims to make an analysis regarding the new guidelines of the BNCC and its influence on the textbooks available for this new format of High School. From this perspective, the objective is to analyze the approach to the content of Evolution of Vertebrates, focusing on birds and dinosaurs present in the six collections available in the PNDL 2021. collections offered in the PNLD 2021 and identified as absent, present and partially present. The study presents results of a challenging scenario for the topic addressed, demonstrating a great divergence between the analyzed collections. Of which only one was present for all the indicators analyzed, the work “Matter, energy and life: An interdisciplinary approach” - Mortimer et al. (2020). Regarding the indicators of the other works, there was an oscillation between present, partially present and absent, the latter being more evident in the content that concerns the evolution of living beings, in the reptiles and birds groups, totally absent in some works.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLivro didáticopor
dc.subjectSistemática Filogenética e Taxonomiapor
dc.subjectEnsino de Biologiapor
dc.subjectTextbookeng
dc.subjectPhylogenetic Systematics and Taxonomyeng
dc.subjectBiology teachingeng
dc.titleAnálise dos conteúdos de evolução, com enfoque em Aves e Dinossauros, nas coletâneas de ciências da natureza e suas tecnologias - objeto 2, aprovadas pelo PNLD 2021por
dc.title.alternativeAnalysis of the contents of evolution focusing on Aves and Dinosauria, in the Natural Sciences and its Technologies - Object 2 collections approved by the PNLD 2021eng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Mattox, George Mendes Taliaferro
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4453900943293186por
dc.description.resumoNos primeiros anos do Ensino Fundamental II descobri minha paixão pela Biologia e essa me guiou até o presente trabalho. O PNLD (Programa Nacional do Livro Didático) permitiu a distribuição de livros didáticos para todas as escolas cadastradas no plano desde os anos iniciais até o ensino médio. O Programa sofreu uma modificação em 2021 se adequando ao Novo Ensino Médio e à BNCC (Base Nacional Comum Curricular) que consiste em uma norma que define os conteúdos a serem abordados, definindo currículos e competências que deverão ser absorvidos pelos alunos durante os seus anos de formação. Diante desse cenário, o presente estudo visa fazer uma análise referente às novas diretrizes da BNCC e a influência dessa nos livros didáticos disponíveis para esse novo formato do Ensino Médio. Sob essa perspectiva, o objetivo é analisar a abordagem do conteúdo de Evolução dos Vertebrados, com enfoque em aves e dinossauros presentes nas seis coletâneas disponíveis no PNDL 2021. Visando nortear o presente estudo, foram definidos indicadores da concepção histórica e conceitual analisados em todas as coletâneas ofertadas no PNLD 2021 e apontados como ausente, presente e parcialmente presente. O estudo apresenta resultados de um cenário desafiador para o tema abordado, demonstrando uma grande divergência entre as coletâneas analisadas. Das quais apenas uma apresentou-se como presente para todos os indicadores analisados, a obra “Matéria, energia e vida: Uma abordagem interdisciplinar” - Mortimer et al. (2020). Em relação aos indicadores das demais obras houve oscilação entre, presente, parcialmente presente e ausente, sendo o último mais evidente no conteúdo que tange a evolução dos seres vivos, nos grupos répteis e aves, totalmente ausente em algumas obras.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICAS::ZOOLOGIApor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.publisher.courseCiências Biológicas - CBLN-Sopor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil