dc.contributor.author | Gutierrez, João Pedro Fermino | |
dc.date.accessioned | 2023-01-09T17:12:43Z | |
dc.date.available | 2023-01-09T17:12:43Z | |
dc.date.issued | 2022-09-23 | |
dc.identifier.citation | GUTIERREZ, João Pedro Fermino. Percepção da afetividade e das emoções na prática pedagógica de professores de Ciências da Natureza. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17185. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17185 | |
dc.description.abstract | The present reality defies us to think an education that overcomes the content-focused approach, highly spread in pedagogical practices. The circumstances experienced by COVID-19 pandemic intensified an already urgent situation: the need of restoring the humane dimension of teaching. Providing a humane formation to our students means to integrate affective dimension to the cognitive dimension in pedagogical practice. This study aimed to identify the perception of Natural Sciences teachers (Chemistry, Physics and Biology) on emotions and affectivity in their practices during classes to High School students and how emotions and affectivity were related to and integrated with cognition, having as theoretical support Vygotsky and Wallon ideas. To achieve it, this mastering degree research was qualitative whose methodology consisted in doing individual semi-structured interviews with three teachers. The analysis was made by the Discursive Textual Analysis, with the categorization and discussion of parts of the transcript speeches and reports of the researcher’s observations. As conclusions from the interviewed teachers’ speeches, we realize they have the perception that the affective dimension, theirs and their students’, is part of the development processes which occur in school. They also reflect on the affective dimension and, even though it has not been formalized systematically in courses how to develop it properly, they attempt to integrate it to their work with the cognitive dimension so students’ education can be complete and the teaching-learning processes can be enriched by more accurate pedagogical mediations. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Afetividade | por |
dc.subject | Emoções | por |
dc.subject | Ciências da natureza | por |
dc.subject | Professores | por |
dc.subject | Ensino médio | por |
dc.title | Percepção da afetividade e das emoções na prática pedagógica de professores de Ciências da Natureza | por |
dc.title.alternative | Perception of affectivity and emotions in the pedagogical practice of Natural Sciences teachers | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Bretones, Paulo Sergio | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0016646045895716 | por |
dc.description.resumo | A realidade presente nos desafia a pensar uma educação que extrapole a abordagem conteudista, tão disseminada nas práticas docentes. O contexto vivido pela pandemia de COVID-19 intensificou uma situação que já se fazia urgente: a necessidade de se recuperar a dimensão humana do ensino. Proporcionar uma formação humana aos nossos alunos significa integrar a dimensão afetiva à dimensão cognitiva na prática pedagógica. Esta pesquisa buscou identificar a percepção de professores de Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia) acerca das emoções e da afetividade na sua prática pedagógica em aulas para o Ensino Médio e como elas se relacionam e se integram com a cognição, tendo como aporte as perspectivas teóricas de Vigotski e Wallon. Para tal, essa foi uma pesquisa qualitativa descritiva cuja metodologia proposta consistiu na observação dos participantes e na realização de entrevistas semiestruturadas individuais com três professores. A análise se deu por meio da Análise Textual Discursiva, com categorização e discussão de trechos das falas transcritas e relatos de observações feitas pelo pesquisador. Como conclusões a partir das falas dos entrevistados, vemos que eles têm a percepção de que a dimensão afetiva, sua e dos seus alunos, compõe os processos de desenvolvimento que acontecem na escola. Eles também refletem sobre a dimensão afetiva e, mesmo que não tenha sido formalizado sistematicamente em capacitações como desenvolvê-la propriamente, buscam integrá-la ao trabalho com a dimensão cognitiva, de modo a tornar completa a formação dos alunos e enriquecer os processos de ensino-aprendizagem com mediações pedagógicas mais acuradas. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação - PPGPE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | https://lattes.cnpq.br/3586357556618545 | por |