Show simple item record

dc.contributor.authorGutierrez, João Pedro Fermino
dc.date.accessioned2023-01-09T17:12:43Z
dc.date.available2023-01-09T17:12:43Z
dc.date.issued2022-09-23
dc.identifier.citationGUTIERREZ, João Pedro Fermino. Percepção da afetividade e das emoções na prática pedagógica de professores de Ciências da Natureza. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17185.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17185
dc.description.abstractThe present reality defies us to think an education that overcomes the content-focused approach, highly spread in pedagogical practices. The circumstances experienced by COVID-19 pandemic intensified an already urgent situation: the need of restoring the humane dimension of teaching. Providing a humane formation to our students means to integrate affective dimension to the cognitive dimension in pedagogical practice. This study aimed to identify the perception of Natural Sciences teachers (Chemistry, Physics and Biology) on emotions and affectivity in their practices during classes to High School students and how emotions and affectivity were related to and integrated with cognition, having as theoretical support Vygotsky and Wallon ideas. To achieve it, this mastering degree research was qualitative whose methodology consisted in doing individual semi-structured interviews with three teachers. The analysis was made by the Discursive Textual Analysis, with the categorization and discussion of parts of the transcript speeches and reports of the researcher’s observations. As conclusions from the interviewed teachers’ speeches, we realize they have the perception that the affective dimension, theirs and their students’, is part of the development processes which occur in school. They also reflect on the affective dimension and, even though it has not been formalized systematically in courses how to develop it properly, they attempt to integrate it to their work with the cognitive dimension so students’ education can be complete and the teaching-learning processes can be enriched by more accurate pedagogical mediations.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAfetividadepor
dc.subjectEmoçõespor
dc.subjectCiências da naturezapor
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectEnsino médiopor
dc.titlePercepção da afetividade e das emoções na prática pedagógica de professores de Ciências da Naturezapor
dc.title.alternativePerception of affectivity and emotions in the pedagogical practice of Natural Sciences teacherseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Bretones, Paulo Sergio
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0016646045895716por
dc.description.resumoA realidade presente nos desafia a pensar uma educação que extrapole a abordagem conteudista, tão disseminada nas práticas docentes. O contexto vivido pela pandemia de COVID-19 intensificou uma situação que já se fazia urgente: a necessidade de se recuperar a dimensão humana do ensino. Proporcionar uma formação humana aos nossos alunos significa integrar a dimensão afetiva à dimensão cognitiva na prática pedagógica. Esta pesquisa buscou identificar a percepção de professores de Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia) acerca das emoções e da afetividade na sua prática pedagógica em aulas para o Ensino Médio e como elas se relacionam e se integram com a cognição, tendo como aporte as perspectivas teóricas de Vigotski e Wallon. Para tal, essa foi uma pesquisa qualitativa descritiva cuja metodologia proposta consistiu na observação dos participantes e na realização de entrevistas semiestruturadas individuais com três professores. A análise se deu por meio da Análise Textual Discursiva, com categorização e discussão de trechos das falas transcritas e relatos de observações feitas pelo pesquisador. Como conclusões a partir das falas dos entrevistados, vemos que eles têm a percepção de que a dimensão afetiva, sua e dos seus alunos, compõe os processos de desenvolvimento que acontecem na escola. Eles também refletem sobre a dimensão afetiva e, mesmo que não tenha sido formalizado sistematicamente em capacitações como desenvolvê-la propriamente, buscam integrá-la ao trabalho com a dimensão cognitiva, de modo a tornar completa a formação dos alunos e enriquecer os processos de ensino-aprendizagem com mediações pedagógicas mais acuradas.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Educação - PPGPEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttps://lattes.cnpq.br/3586357556618545por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil