Show simple item record

dc.contributor.authorSilva, Robson José da
dc.date.accessioned2023-01-16T13:27:11Z
dc.date.available2023-01-16T13:27:11Z
dc.date.issued2022-12-13
dc.identifier.citationSILVA, Robson José da. “A vida deve passá diante dos meus ói num instante”: memórias fragmentadas e construção de uma identidade brasileira em "Roseira, Medalha , Engenho e outras Histórias”. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17218.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17218
dc.description.abstractEsta monografía se propone analizar la obra Roseira, Medalha, Engenho e Outras Histórias, una historieta que se encuentra en la frontera entre la realidad y la ficción sobre el pasado de la familia del autor Jefferson Costa. El HQ aborda la historia de dos familias que vivían en el interior del noreste entre las décadas de 1950 y 1970, parte de estas familias decidieron venir al Estado de São Paulo en busca de mejores condiciones de educación y trabajo, esta historia va en contra de los movimientos migratorios que sucedió a miles de personas en este período. La primera parte de este trabajo analiza cómo surgió y qué cambios se produjeron a lo largo de los años en el mercado editorial de historietas en Brasil para que los autores más plurales pudieran tener una voz. La segunda parte presenta el sustento teórico para el análisis. La tercera parte presenta un análisis de la obra que enfatiza el momento histórico a través del trabajo del antropólogo Darcy Ribeiro (2015), quien presenta una teoría de un Brasil formado por cinco pueblos fundadores; y el concepto de Memoria Individual y Memoria Colectiva propuesto por Maurice Halbwachs (2006). La base para el análisis del Ethos se sustenta en el marco teórico formulado por Dominique Maingueneau, al que se refiere como Ethos Discursivo, noción que emerge de la comprensión de las Escenas de Enunciación, a partir de las cuales trabajaremos con la categoría de Hipergénero (2006, 2008, 2015, respectivamente), con la ayuda del trabajo paradigmático de Ruth Amossy (2020) sobre Ethos previo.spa
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectHistória em quadrinhospor
dc.subjectMemóriapor
dc.subjectIdentidadepor
dc.subjectCómicsspa
dc.subjectEthosspa
dc.subjectMemoriaspa
dc.subjectIdentidadspa
dc.title“A vida deve passá diante dos meus ói num instante”: memórias fragmentadas e construção de uma identidade brasileira em "Roseira, Medalha , Engenho e outras Histórias”por
dc.title.alternative“La vida debe pasar ante mis ojos en un instante”: Memorias fragmentadas y construcción de una identidad brasileña en “Roseira, Medalha, Engenho e outros Histórias”spa
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Salgado, Luciana Salazar
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5206927424265495por
dc.description.resumoEsta monografia se propõe a analisar a obra Roseira, Medalha, Engenho e Outras Histórias, HQ que fica no limite entre fatos e ficção sobre o passado da família do autor Jefferson Costa. A HQ aborda a história de duas famílias que viveram no sertão nordestino entre as décadas de 1950 e 1970. Parte destas famílias decidiu vir para o estado de São Paulo em busca de melhores condições de educação e trabalho, e essa história vai ao encontro dos movimentos migratórios que ocorreram com milhares de pessoas neste período. A primeira parte deste trabalho discute como surgiu o mercado editorial de quadrinhos no Brasil e quais mudanças ocorreram ao decorrer dos anos nele para que autores mais plurais ganhassem voz. A segunda parte apresenta o aporte teórico para a análise. A terceira parte apresenta uma análise da obra que enfatiza o momento histórico através do trabalho do antropólogo Darcy Ribeiro (2015), que apresenta a teoria de um Brasil formado por cinco povos fundadores; e do conceito de Memória Individual e Memória Coletiva proposto por Maurice Halbwachs (2006). A base para a análise do Ethos parte do referencial teórico formulado por Dominique Maingueneau, o que refere como Ethos Discursivo, noção que se depreende do entendimento das Cenas de Enunciação, a partir da qual trabalharemos com a categoria de Hipergênero (2006, 2008, 2015, respectivamente), com auxílio do trabalho paradigmático de Ruth Amossy (2020) sobre Ethos Prévio.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRApor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttps://lattes.cnpq.br/0333034041401835por
dc.publisher.courseLetras - Espanhol - LLEpor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil