Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMarcondes, Luis Gustavo Rodrigues
dc.date.accessioned2023-01-17T22:43:49Z
dc.date.available2023-01-17T22:43:49Z
dc.date.issued2022-11-16
dc.identifier.citationMARCONDES, Luis Gustavo Rodrigues. Narrativas (auto)biográficas e a formação matemática de pedagogos no contexto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID: diálogos entrecruzados e pesquisa-formação. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17227.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17227
dc.description.abstractThis research, guided by the (auto)biographical approach, is concerned with the identification of marks in the professional teaching constitution resulting from processes of initial teacher education involving undergraduate students in Pedagogy at Universidade Federal de São Carlos - campus - Sorocaba, participants of the Institutional Program of Scholarship Incentive to Teaching (PIBID), inserted in a collaborative space of research-training focused on mathematics education that has as a reflection device the (auto)biographical writing. As a general objective, we seek to understand the marks provided by research-training spaces focused on Mathematics Education within the Institutional Program for Scholarship Initiation to Teaching, which have as a research device the (auto)biographical narratives within a collaborative process of initial training of early years' teachers. The methodology of data production is guided by the autobiographical and project workshops of Delory-Momberger (2006), the seminars and research and training groups proposed by Josso (2004) and the reflective groups discussed by Passeggi (2011). Data analysis and discussion took place in light of the concepts of interpretive-comprehensive analysis proposed by Souza (2014). The writings produced in the context of this research culminated in units of analysis that encompass cultural, social, and political aspects that drove relevant meanings for spaces of initial teacher education anchored in a collaborative movement. The observed marks show that the writing of the self as a training device contributes significantly to the construction of the teaching identity of educators in initial training and its relation to the teaching of mathematics. A collaborative space of formation allows these future professionals to redefine their lived experiences and thus, to move towards the awareness of a reflective, critical and meaningful teaching practice, having as a guide their life and training trajectories.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectNarrativas (auto)biográficaspor
dc.subjectFormação de pedagogospor
dc.subjectPrograma Institucional de Bolsa de Iniciação à Docênciapor
dc.subjectEducação Matemáticapor
dc.subject(Auto)biographical narrativeseng
dc.subjectEducation of pedagogueseng
dc.subjectInstitutional Program for Initiation to Teachingeng
dc.subjectMathematics Educationeng
dc.titleNarrativas (auto)biográficas e a formação matemática de pedagogos no contexto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID: diálogos entrecruzados e pesquisa-formaçãopor
dc.title.alternative(Auto)biographical narratives and the mathematical training of pedagogues in the context of the Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID: cross-cutting dialogues and research-trainingeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Nakayama, Bárbara Cristina Moreira Sicardi
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9746628149674449por
dc.description.resumoEssa pesquisa, orientada pela abordagem (auto)biográfica, tem como preocupação a identificação de marcas na constituição profissional docente resultantes de processos de formação inicial de professores envolvendo licenciandos em Pedagogia da Universidade Federal de São Carlos – campus - Sorocaba, participantes do Programa Institucional de Bolsa de Incentivo à Docência (PIBID), inseridos em um espaço colaborativo de pesquisa-formação com foco na educação matemática que tem como dispositivos de reflexão a escrita (auto)biográfica. Como objetivo geral temos a busca pela compreensão das marcas oportunizadas por espaços de pesquisa-formação voltado para a Educação Matemática dentro do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência que têm como dispositivo de pesquisa as narrativas (auto)biográficas dentro de um processo colaborativo de formação inicial de professores dos anos iniciais. A metodologia de produção dos dados é norteada pelos ateliês autobiográficos e de projeto de Delory-Momberger (2006), os seminários e grupos de pesquisa e formação propostos por Josso (2004) e os grupos reflexivos discutidos por Passeggi (2011). A análise e discussão dos dados se deu à luz dos conceitos da análise compreensiva-interpretativa propostos por Souza (2014). Os escritos produzidos no contexto dessa pesquisa culminaram em unidades temáticas de análise que abrangem aspectos culturais, sociais e políticos que impulsionaram sentidos relevantes para espaços de formação inicial de professores ancorados em um movimento colaborativo. As marcas observadas mostram que a escrita de si como dispositivo de formação contribui significativamente para a construção da identidade docente de pedagogos em formação inicial e sua relação com o ensino da matemática. Um espaço colaborativo de formação permite que esses futuros profissionais ressignifiquem suas experiências do vivido e assim, caminhem para a consciência de um exercício docente reflexivo, crítico e cheio de significado, tendo como norte suas trajetórias de vida e formação.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-Sopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3052680155069516por


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil