Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSouza, Murilo Meloto de
dc.date.accessioned2023-01-24T17:49:57Z
dc.date.available2023-01-24T17:49:57Z
dc.date.issued2022-12-12
dc.identifier.citationSOUZA, Murilo Meloto de. Formar-se professor: LeC como ferramenta de valorização da experiência no processo educacional. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17267.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17267
dc.description.abstractEl objetivo primero de este trabajo es trazar la historiografía de la actividad de extensión – Proex/UFSCar – “Oficina de estudios: Literatura e Cultura” desde su fundación en 2015 hasta la actualidad. Partiendo de las bases teóricas en las que se asentó el proyecto (acercamiento universidad y sociedad y difusión de las investigaciones en literatura desarrolladas por los participantes voluntarios) y de la experiencia docente aportada, se defenderá tanto la práctica docente como elemento fundamental en la formación de los futuros profesores de literatura como la lectura en sala de clases como una herramienta fundamental para la enseñanza de la materia en cuestión, fundamentales a mi formación como docente. Para ello, se analizarán: plan de clase, impartida por mí, referente al tema Construcción del Terror; así como diarios post-clase de mi autoría sobre la misma clase y también otra clase cuyo tema fue Representación y Representatividad, habiéndose basado principalmente en la secuencia didáctica propuesta por mí y los conceptos de experiencia de Bondía (2002) y Saberes Docentes de Tardif (2002).spa
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectExperiência docentepor
dc.subjectLiteratura e Culturapor
dc.subjectExtensão universitáriapor
dc.subjectExperiencia docentespa
dc.subjectLiteratura y Culturaspa
dc.subjectExtensión Universitariaspa
dc.titleFormar-se professor: LeC como ferramenta de valorização da experiência no processo educacionalpor
dc.title.alternativeFormarse profesor: Lec como herramienta de valoración de la experiencia en el proceso educativospa
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Infante, Joyce Rodrigues Ferraz
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7590751343091510por
dc.contributor.advisor-co1Bolognin, Renan Augusto Ferreira
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7691593002984874por
dc.description.resumoO presente trabalho tem como primeiro objetivo traçar a historiografia da atividade de extensão – Proex/UFSCar – Oficina de estudos: Literatura e Cultura desde sua fundação em 2015 até o momento presente. A partir das bases teóricas que fundamentaram o projeto (aproximação entre universidade e sociedade e divulgação das pesquisas de literatura desenvolvidas pelos participantes voluntários) e da experiência docente proporcionada, serão defendidas tanto a prática docente como elemento fundamental na formação de futuros professores de literatura quanto a leitura em sala de aula como ferramenta essencial de ensino da disciplina em questão, fundamentais a minha formação docente. Para tal, serão analisados: plano de aula, ministrada por mim, referente ao tema Construção do Terror ; bem como diários pós-aula de minha autoria sobre a mesma aula e também outra aula cujo tema foi Representação e Representatividade, tendo como base principalmente a sequência didática ensaística proposta por mim e os conceitos de experiência de Bondía (2002) e Saberes Docentes de Tardif (2002).por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRApor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNASpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/8503774236466708por
dc.publisher.courseLetras - Espanhol - LLEpor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil