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dc.contributor.authorSantos, Jhenifer Cristine Sanches dos
dc.date.accessioned2023-01-27T18:32:51Z
dc.date.available2023-01-27T18:32:51Z
dc.date.issued2022-09-30
dc.identifier.citationSANTOS, Jhenifer Cristine Sanches dos. “A fichinha de evolução é muito ultrapassada”: uma análise sobre os benefícios da implementação de softwares no CREAS (Centro de Referência Especializada em Assistência Social). 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17291.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17291
dc.description.abstractCREAS (Specialized Reference Center for Social Assistance), a medium-complexity public institution linked to the Unified Social Assistance System (SUAS), is made up of multidisciplinary teams that work to enhance the protection, strengthening of bonds and autonomy of families and individuals whose rights have been violated. There are, however, some challenges in the management of CREAS that hinder the success of interventions, such as the lack of systematization of the service and computerization of administrative-bureaucratic activities. Based on these considerations, this research aimed to analyze and understand the routine and the main challenges related to the organization and systematization of the work processes and administrative procedures of CREAS, with the purpose of evaluating the need and feasibility of computerizing the activities carried out in the institution. This was a qualitative, crosssectional study based on a case study. Through a semi-structured interview, 4 (four) higher-level technicians who worked in a CREAS located in a medium-sized city in the interior of the state of São Paulo participated in the research. The data obtained were submitted to the Content Analysis process, which resulted in four central categories: a) Description of activities; b) Records; c) Communication and work processes; d) Difficulties, challenges and recommendations. The results obtained revealed that the use of software could help in the optimization of administrative-bureaucratic activities, such as the maintenance and manipulation of medical records, preparation of reports, agenda management and case control, which could lead to more agile and efficient work processes. Furthermore, the findings of this investigation suggest that the use of software could allow for greater data security for service users.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAssistência Socialpor
dc.subjectCREASpor
dc.subjectSoftwareeng
dc.subjectDesenvolvimento tecnológicopor
dc.title“A fichinha de evolução é muito ultrapassada”: uma análise sobre os benefícios da implementação de softwares no CREAS (Centro de Referência Especializada em Assistência Social)por
dc.title.alternativeAnalysis on the benefits of implementing softwares in Reference Centers Specialized in Social Assistance Serviceseng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Pessoa, Alex Sandro Gomes
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4333565964821090por
dc.description.resumoO CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), instituição pública de média complexidade vinculada ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS), é composto por equipes multiprofissionais que atuam para potencializar a proteção, fortalecimento de vínculos e autonomia das famílias e indivíduos cujos direitos tenham sido violados. Há, no entanto, alguns desafios na gestão dos CREAS que dificultam o sucesso das intervenções, como a ausência de uma sistematização do serviço e informatização das atividades administrativas-burocráticas. Com base nestas considerações, essa pesquisa teve como objetivo analisar e compreender a rotina e os principais desafios referentes à organização e sistematização dos processos de trabalho e procedimentos administrativos do CREAS, com o propósito de avaliar a necessidade e a viabilidade de informatização das atividades realizadas na instituição. Tratou-se de um estudo qualitativo, com delineamento transversal e realizado a partir de um estudo de caso. Por intermédio de uma entrevista semiestruturada, participaram da pesquisa 4 (quatro) técnicas de nível superior que atuavam em um CREAS localizados em uma cidade de médio porte do interior do estado de São Paulo. Os dados obtidos foram submetidos ao processo de Análise de Conteúdo, que resultou em quatro categorias centrais: a) Descrição das atividades; b) Prontuários; c) Comunicação e processos de trabalho; d) Dificuldades, desafios e recomendações. Os resultados obtidos revelaram que o uso de softwares poderia ajudar na otimização das atividades administrativas-burocráticas, como a manutenção e manipulação de prontuários, confecção de relatórios, manejo de agenda e controle de casos, podendo gerar processos de trabalhos mais ágeis e eficientes. Além disso, os achados dessa investigação sugerem que o emprego de um software poderia permitir uma maior segurança dos dados dos usuários do serviço.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIALpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/7467887123059210por
dc.publisher.coursePsicologia - Psipor


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