Show simple item record

dc.contributor.authorMoriconi, Arthur
dc.date.accessioned2023-01-31T22:58:57Z
dc.date.available2023-01-31T22:58:57Z
dc.date.issued2022-08-24
dc.identifier.citationMORICONI, Arthur. Projeto Mulheres do Café e o potencial do uso das mídias digitais para a comercialização. 2022. Dissertação (Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural) – Universidade Federal de São Carlos, Araras, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17314.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17314
dc.description.abstractAccess to the internet and digital media have increased significantly and gained relevant proportions in rural areas. They became a means for the commercialization of the coffee production of the group of producers linked to the project "Mulheres do Café", established by the Paraná Institute of Technical Assistance and Rural Extension - EMATER, in 2013, with the participation of 250 women from 12 municipalities, from the North Pioneiro-PR region, sought to promote social advances and economic insertion for the collective of women. The objective of the work is to analyze the direct and indirect influences of social media in the process of commercialization of coffees produced by this group of producers and to evaluate to what extent access to digital media stimulates social and economic promotion, during the Covid-19 pandemic. Therefore, it will be crucial to emphasize especially the connections, from digital marketing platforms. This evaluation involves a set of qualitative methods, aiming to understand access to media and marketing strategies. Simultaneously, interviews were carried out based on a semi-structured script to understand and densely describe the role of social media in the coffee marketing process, verifying how the process occurs and what are the requirements for participation, benefits and challenges. With the data collected, advances in marketing generated by social media were observed, especially in the pandemic period, replacing face-to-face marketing. The knowledge generated supports the formulation of public policies and the improvement of family incomes, as well as the functioning of associations, cooperatives and private and/or public institutions.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectProdutoras de cafépor
dc.subjectVenda diretapor
dc.subjectAgregação de valorpor
dc.subjectCoffee producerseng
dc.subjectDirect saleseng
dc.subjectValue additioneng
dc.titleProjeto Mulheres do Café e o potencial do uso das mídias digitais para a comercializaçãopor
dc.title.alternativeCoffee Women Project and the potential of the use of digital media for marketingeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Abreu, Lucimar Santiago de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7025928931374268por
dc.contributor.advisor-co1Montebello, Adriana Estela Sanjuan
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4326971138357942por
dc.description.resumoO acesso à internet e aos meios digitais aumentaram significativamente e ganharam proporções relevantes no meio rural. Tornaram-se um meio para a comercialização da produção de café do grupo de produtoras vinculadas ao projeto “Mulheres do Café”, instituído pelo Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural – EMATER, em 2013, com a participação de 250 mulheres de 12 municípios da região do Norte Pioneiro - PR que busca promover avanços sociais e inserção econômica para o coletivo de mulheres. O objetivo do trabalho é analisar as influências diretas e indiretas das mídias sociais no processo de comercialização dos cafés produzidos por esse grupo de produtoras e avaliar em que medida o acesso aos meios digitais estimula a promoção social e econômica durante a pandemia da Covid-19. Portanto, será crucial salientar especialmente as conexões, a partir de plataformas digitais de comercialização. Esta avaliação envolve um conjunto de métodos qualitativos, visando compreender o acesso às mídias e às estratégias de comercialização. Simultaneamente, foram realizadas entrevistas com base em um roteiro semiestruturado para compreender e descrever densamente o papel das mídias sociais no processo de comercialização do café, verificando como o processo ocorre e quais são os requisitos para participação, os benefícios e desafios. Com os dados coletados, foram observados avanços na comercialização gerado pelas mídias sociais, principalmente no período pandêmico, substituindo meios de comercialização presenciais. O conhecimento gerado subsidia a formulação de políticas públicas e a melhoria da renda das famílias, bem como, o funcionamento das associações, cooperativas e instituições privadas e/ou públicas.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural - PPGADR-Arpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApor
dc.publisher.addressCâmpus Araraspor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/6532335499365511por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil