Show simple item record

dc.contributor.authorGalego, Pâmela Suelen
dc.date.accessioned2023-02-10T19:31:24Z
dc.date.available2023-02-10T19:31:24Z
dc.date.issued2022-08-08
dc.identifier.citationGALEGO, Pâmela Suelen. Treino remoto parental para aplicação do protocolo de avaliação do ecoico a crianças com autismo. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17373.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17373
dc.description.abstractAutism Spectrum Disorder (ASD), among its defined characteristics, is the deficit in social communication, one of the factors of greatest concern for parents. Teaching how to develop this skill in your child, in addition to extending the intervention time, is a treatment with satisfactory results. The verbal response is a behavior mediated by a listener, that is, the behavior responds to verbal stimuli and by contingency, based on the contingency between the stimuli that precede and follow the emission of the verbal control. The main verbal operants described in the literature are: mand, tact, echoic, intraverbal, textual and copy. The importance of teaching echoic in the child's development is highlighted, as it is a prerequisite for the installation of other more complex verbal behaviors, in addition to providing the learning of social skills. With regard to the scenario of social isolation, an intervention is made to the mental health of children at risk, especially the probability of risk and, at the same time, to a work group and efficiency of operations. The Behavior Skills Training package was useful to teach parents how to use behavioral procedures with their children with ASD in the home environment. The present study aimed to use caregivers/parents to use the generalized echoic repertoire assessment protocol with autism via remote video-modeling training. Through a multiple baseline design, the results of five participating mothers were observed. The results indicate the diligence of the teaching procedure. For two mothers, their exposure to video modeling was not indicated, given as instructions was sufficient for their video modeling presentation. Video modeling accelerates the learning process.eng
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTranstorno do espectro autistapor
dc.subjectTreino de paispor
dc.subjectEcoicopor
dc.subjectEnsino à distância.por
dc.subjectBehavior skills trainingeng
dc.subjectAutism spectrum disordereng
dc.subjectParent trainingeng
dc.subjectEchoiceng
dc.subjectDistance learningeng
dc.titleTreino remoto parental para aplicação do protocolo de avaliação do ecoico a crianças com autismopor
dc.title.alternativeParental remote training for application of the echoic evaluation protocol to children with autismeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Goyos, Antônio Celso de Noronha
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3407008711535651por
dc.description.resumoO Transtorno do Espectro Autista (TEA) dentre as suas caraterísticas definidoras está o déficit na comunicação social, um dos fatores de maior preocupação dos pais. O ensino dos pais de como desenvolver tal habilidade em seu filho, além de ser uma forma de ampliar o tempo de intervenção é um tratamento com resultados satisfatórios. O comportamento verbal é um comportamento mediado por um ouvinte, isto é, o ouvinte responde aos estímulos verbais produzidos pelo falante, com base na contingência entre os estímulos que antecedem e seguem a emissão da resposta verbal e a controlam. Os principais operantes verbais descritos na literatura são: mando, tato, ecoico, intraverbal, textual e cópia. Destaca-se a importância do ensino do ecoico no desenvolvimento da fala da criança, por ser um pré-requisito para a instalação de outros comportamentos verbais mais complexos, além de propiciar a aprendizagem de habilidades sociais. No que se refere ao cenário pandêmico e de isolamento social, faz-se necessária uma intervenção comportamental à distância assegurando a saúde, principalmente, das crianças com autismo consideradas vulneráveis e do grupo de risco e, ao mesmo tempo, a eficácia e eficiência das intervenções. O pacote de Behavior Skills Training tem sido útil para ensinar pais a utilizarem procedimentos comportamentais com seus filhos com TEA no ambiente doméstico. O presente estudo teve como objetivo treinar cuidadores/pais para aplicação do protocolo de avaliação do repertório de ecoico generalizado para crianças com autismo via treino remoto utilizando vídeo-modelação. Por meio de um delineamento de linha de base múltipla, foram observados os resultados de cinco mães participantes. Os resultados indicaram a eficácia do procedimento de ensino. Para duas mães não foi introduzida a vídeo-modelação, indicando que a exposição sistemática e repetida as instruções foi suficiente para sua aprendizagem gradual. A vídeo-modelação acelerou o processo de aprendizagem.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/1621674748252133por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil