dc.contributor.author | Cruz, Zenedine Mariano Rocha da | |
dc.date.accessioned | 2023-02-13T11:37:41Z | |
dc.date.available | 2023-02-13T11:37:41Z | |
dc.date.issued | 2022-01-20 | |
dc.identifier.citation | CRUZ, Zenedine Mariano Rocha da. Análise reflexiva e memorial sobre as atividades práticas do curso de medicina da Universidade Federal de São Carlos. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17374. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17374 | |
dc.description.abstract | This work describes the itinerary of a student of the Medicine course at the Federal University of São Carlos from 2017 to 2023. It aims to demonstrate my vision on the stages experienced in the scope of my medical education. The narrative represents the Final Project, as foreseen in the Political Pedagogical Project, in the form of a critical-reflective memorial. Divided into cycles, it shows the path of a young Cape Verdean student, inserted in a singular pedagogical and social sphere, which is the medical course based on the active methodology PBL (Problem Based Learning) in the city of São Carlos, in the interior of São Paulo, Brazil. In this comment on the methodology that transformed my educational paradigm, PBL; I evoke memories of my arrival in Brazil and the importance of resilience to solve insecurities; I analyze the chronological moments of the course, called educational cycles, which are the milestones of the engagement, theoretical and practical deepening, maturity and successful use of the constructivist spiral for the construction of knowledge; I mention the period of electives, which are the periods legitimized to the student's will to engage in a new practical or theoretical activity of improvement or learning of more skills, an activity of great importance and symbol of a pioneering course. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Prática profissional | por |
dc.subject | Metodologia ativa | por |
dc.subject | Espiral construtivista | por |
dc.subject | Professional practice | eng |
dc.subject | Active methodology | eng |
dc.subject | Constructivist spiral | eng |
dc.title | Análise reflexiva e memorial sobre as atividades práticas do curso de medicina da Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.title.alternative | Reflective analysis and memorial about the practical activities of the medical course at the Federal University of São Carlos | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Floriano, Petterson de Jesus | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7166785992593153 | por |
dc.description.resumo | Este trabalho descreve o itinerário de um aluno do curso de Medicina da Universidade Federal de São Carlos no hiato de 2017 a 2023. Tem o desígnio de demonstrar minha visão sobre as etapas vivenciadas no âmbito da minha educação médica. Representa o Trabalho de Conclusão de Curso, conforme previsto no Projeto Político Pedagógico, em formato de memorial crítico reflexivo. Dividido em ciclos, mostra o percurso de um jovem estudante cabo-verdiano, inserido em uma esfera pedagógica e social singular, que é o curso médico embasado pela metodologia ativa PBL (Problem Based Learning, ou Aprendizado Baseado em Problemas, em português) na cidade de São Carlos, interior de São Paulo, Brasil. Comento a metodologia que transformou meu paradigma educacional, o PBL; evoco memórias da minha chegada em solo brasileiro e a importância da resiliência para sanar as inseguranças; analiso os momentos cronológicos do curso, denominados ciclos educacionais, que são os marcos da provação do engajamento, aprofundamento teórico e prático, amadurecimento e uso exitoso da espiral construtivista para a edificação do conhecimento; menciono o período das eletivas, que são os períodos legitimados à vontade do aluno de engajar-se em uma nova atividade prática ou teórica de aperfeiçoamento ou aprendizagem de mais competências, atividade esta de ponderosa relevância, e símbolo de um curso vanguardista. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/8946347703739561 | por |
dc.publisher.course | Medicina - Med | por |