Show simple item record

dc.contributor.authorManzini, Tatiana Agenor
dc.date.accessioned2023-02-15T12:31:54Z
dc.date.available2023-02-15T12:31:54Z
dc.date.issued2022-09-30
dc.identifier.citationMANZINI, Tatiana Agenor. O homem que calculava: uma abordagem recreativa para o ensino de matemática e suas dramatizações em sala de aula. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17387.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17387
dc.description.abstractThe motivation and unfolding of this monograph is to address 4 problems from the book The Man Who Counted, analyzing and characterizing the conceptions that the author had in his time and that persist until today, for teaching in mathematics education. All this because the author, Malba Tahan, brings in his literature many explicit and implicit criticisms about the “traditional” approach to problem solving within the teaching of mathematics. And for that, we will deal with the absurdities and ironies that exist in this teaching-learning, in order to understand how to work this approach in an adequate way for reality, inside and outside the classroom. And as many problems in this book can be dramatized and problematized in different ways by students, the other motivation is to bring a collection of methodologies to approach this teaching, such as storytelling, classroom discussions or even group problem solving.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMalba Tahanpor
dc.subjectÁlgebrapor
dc.subjectHomem que calculavapor
dc.subjectEnsino de matemáticapor
dc.subjectAlgebrapor
dc.subjectMan who countedeng
dc.subjectMathematics teachingeng
dc.titleO homem que calculava: uma abordagem recreativa para o ensino de matemática e suas dramatizações em sala de aulapor
dc.title.alternativeThe man who counted: a recreational approach to mathematics teaching and its dramatizations in the classroomeng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Sampaio, João Carlos Vieira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8286887389013685por
dc.description.resumoA motivação e desdobramento desta monografia é tratar 4 problemas do livro O Homem que Calculava, analisando e caracterizando as concepções que o autor tinha em sua época e que perduram até nos dias de hoje, para o ensino em educação matemática. Tudo isto porque o autor, Malba Tahan, traz em sua literatura muitas críticas explícitas e implícitas, sobre a abordagem “tradicional” de resolução de problemas dentro do ensino de matemática. E para isso, trataremos sobre os absurdos e ironias existentes nesse ensino-aprendizagem, com a finalidade de entender como trabalhar essa abordagem de maneira adequada para a realidade, dentro e fora da sala de aula. E como muitos problemas deste livro podem ser dramatizados e problematizados de diferentes maneiras pelos alunos, a outra motivação é trazer uma coletânea de metodologias para abordagem desse ensino, como por exemplo, contação de história, discussões em sala ou até mesmo resolução de problemas em grupo.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA::MATEMATICA DISCRETA E COMBINATORIApor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3642706663880973por
dc.publisher.courseMatemática - MLpor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil