Show simple item record

dc.contributor.authorAlmeida, Cleber Aparecido de
dc.date.accessioned2023-03-08T12:07:48Z
dc.date.available2023-03-08T12:07:48Z
dc.date.issued2023-02-10
dc.identifier.citationALMEIDA, Cleber Aparecido de. Uma proposta didática para o estudo da função quadrática no ensino médio por meio da modelagem matemática de um experimento. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17459.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17459
dc.description.abstractThis dissertation presents a pedagogical proposal based on the Mathematical Modeling method for the study of the quadratic function. Based on an experiment with the transfer of liquids by gravity between two prism-shaped reservoirs, the student will use manual and electronic resources to model the relationship between the heights of the liquids within the two prisms. According to the guidelines contained in the official documents: National Common Curricular Base, Paulista Curriculum and Curricular Reference of the SESI-SP Teaching System that guide the teaching work through the meeting of the necessary skills and competences for the integral formation of the student, we analyzed the presentation and the treatment of quadratic function teaching in high school, including observing the presentation in the Student's Notebook, of the SESI textbook and also, by sampling, a book from the National Textbook Program. Thus, this didactic proposal uses the method of Mathematical Modeling through an experiment, a simulator in GeoGebra, spreadsheet and activity sheets. The implementation of the pedagogical proposal was carried out with a group of 1st year of high school followed by the analysis of the results obtained.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFunção quadráticapor
dc.subjectModelagem matemáticapor
dc.subjectExperimentação na Matemáticapor
dc.subjectEnsino da Matemática com o uso de tecnologiapor
dc.subjectQuadratic functioneng
dc.subjectMathematical modelingeng
dc.subjectExperiments in Mathematicseng
dc.subjectTeaching Mathematics with the use of technologyeng
dc.titleUma proposta didática para o estudo da função quadrática no ensino médio por meio da modelagem matemática de um experimentopor
dc.title.alternativeA didactic proposal for the study of the quadratic function in high school through the mathematical modeling of an experimenteng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Seixas, Wladimir
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1697352974728327por
dc.description.resumoEsta dissertação apresenta uma proposta pedagógica embasada no método da Modelagem Matemática para o estudo da função quadrática. A partir de um experimento com a transferência por gravidade de líquidos entre dois reservatórios com forma de prismas, o estudante lançará mão de recursos manuais e eletrônicos para modelar a relação existente entre as alturas dos líquidos dentro dos dois primas. De acordo com as orientações contidas nos documentos oficiais: Base Nacional Comum Curricular, Currículo Paulista e Referencial Curricular do Sistema SESI-SP de Ensino que norteiam o trabalho docente através do encontro das habilidades e competências necessárias para a formação integral do estudante, analisamos a apresentação e o tratamento do ensino de função quadrática no ensino médio, inclusive observando a apresentação no Caderno do Estudante, do livro didático do SESI e também, por amostragem, um livro do Programa Nacional do Livro Didático. Dessa forma, esta proposta didática utiliza o método da Modelagem Matemática através de um experimento, um simulador no GeoGebra, planilha eletrônica e folhas de atividades. A implementação da proposta pedagógica foi realizada com uma turma de 1º ano do ensino médio seguida da análise dos resultados obtidos.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/8330710700968107por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil