dc.contributor.author | Almeida, Cleber Aparecido de | |
dc.date.accessioned | 2023-03-08T12:07:48Z | |
dc.date.available | 2023-03-08T12:07:48Z | |
dc.date.issued | 2023-02-10 | |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, Cleber Aparecido de. Uma proposta didática para o estudo da função quadrática no ensino médio por meio da modelagem matemática de um experimento. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17459. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17459 | |
dc.description.abstract | This dissertation presents a pedagogical proposal based on the Mathematical Modeling method for the study of the quadratic function. Based on an experiment with the transfer of liquids by gravity between two prism-shaped reservoirs, the student will use manual and electronic resources to model the relationship between the heights of the liquids within the two prisms. According to the guidelines contained in the official documents: National Common Curricular Base, Paulista Curriculum and Curricular Reference of the SESI-SP Teaching System that guide the teaching work through the meeting of the necessary skills and competences for the integral formation of the student, we analyzed the presentation and the treatment of quadratic function teaching in high school, including observing the presentation in the Student's Notebook, of the SESI textbook and also, by sampling, a book from the National Textbook Program. Thus, this didactic proposal uses the method of Mathematical Modeling through an experiment, a simulator in GeoGebra, spreadsheet and activity sheets. The implementation of the pedagogical proposal was carried out with a group of 1st year of high school followed by the analysis of the results obtained. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Função quadrática | por |
dc.subject | Modelagem matemática | por |
dc.subject | Experimentação na Matemática | por |
dc.subject | Ensino da Matemática com o uso de tecnologia | por |
dc.subject | Quadratic function | eng |
dc.subject | Mathematical modeling | eng |
dc.subject | Experiments in Mathematics | eng |
dc.subject | Teaching Mathematics with the use of technology | eng |
dc.title | Uma proposta didática para o estudo da função quadrática no ensino médio por meio da modelagem matemática de um experimento | por |
dc.title.alternative | A didactic proposal for the study of the quadratic function in high school through the mathematical modeling of an experiment | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Seixas, Wladimir | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1697352974728327 | por |
dc.description.resumo | Esta dissertação apresenta uma proposta pedagógica embasada no método da Modelagem Matemática para o estudo da função quadrática. A partir de um experimento com a transferência por gravidade de líquidos entre dois reservatórios com forma de prismas, o estudante lançará mão de recursos manuais e eletrônicos para modelar a relação existente entre as alturas dos líquidos dentro dos dois primas. De acordo com as orientações contidas nos documentos oficiais: Base Nacional Comum Curricular, Currículo Paulista e Referencial Curricular do Sistema SESI-SP de Ensino que norteiam o trabalho docente através do encontro das habilidades e competências necessárias para a formação integral do estudante, analisamos a apresentação e o tratamento do ensino de função quadrática no ensino médio, inclusive observando a apresentação no Caderno do Estudante, do livro didático do SESI e também, por amostragem, um livro do Programa Nacional do Livro Didático. Dessa forma, esta proposta didática utiliza o método da Modelagem Matemática através de um experimento, um simulador no GeoGebra, planilha eletrônica e folhas de atividades. A implementação da proposta pedagógica foi realizada com uma turma de 1º ano do ensino médio seguida da análise dos resultados obtidos. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/8330710700968107 | por |