Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorCarvalho, Natalia
dc.date.accessioned2023-03-13T16:51:59Z
dc.date.available2023-03-13T16:51:59Z
dc.date.issued2023-03-13
dc.identifier.citationCARVALHO, Natalia. Desafios no atendimento a mulheres vítimas de violência de gênero na universidade. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17483.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17483
dc.description.abstractGender violence is a public health problem that mostly affects women, harming their mental and physical health. This type of violence also finds space in the university field, causing the women involved to have their academic and professional performance affected. To combat this phenomenon, it is necessary to act together, involving different sectors, such as health, education, social assistance, public security, culture, justice, among others. Furthermore, it is necessary to qualify professionals who mobilize new knowledge that contribute to care with potential for the emancipation of women. The present study sought to investigate the performance of administrative technicians from a federal university with victims of gender violence, identifying the challenges and difficulties experienced by these professionals. Eight administrative technicians participated in the research, 5 females and 3 males, aged between 32 and 61 years (M= 39.37; SD= 9.95), most with postgraduate degrees. (87.5%) and all carried out activities to assist university students. The results showed that the participants have knowledge about gender violence, efficient tools and techniques to promote a comprehensive care model and knowledge of the care network. Difficulties related to structural issues were evidenced, such as the lack of policies and measures to confront, disarticulation and sectorialization of actions and victimization of the victim. Possibilities for preventing and coping with gender violence at the university are discussed, in order to think of actions that contribute to an egalitarian academic environment and, consequently, conducive to the academic and professional development of women.eng
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectViolência de gêneropor
dc.subjectUniversidadepor
dc.subjectEnfrentamentopor
dc.subjectGender violenceeng
dc.subjectUniversityeng
dc.subjectConfrontationeng
dc.titleDesafios no atendimento a mulheres vítimas de violência de gênero na universidadepor
dc.title.alternativeChallenges in care of women victims of gender violence at the universityeng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1D'Affonseca, Sabrina Mazo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0381029115416584por
dc.description.resumoA violência de gênero é um problema de saúde pública que atinge majoritariamente as mulheres, prejudicando sua saúde mental e física. Esse tipo de violência encontra espaço também no campo universitário, fazendo com que as mulheres envolvidas tenham seu desempenho acadêmico e profissional afetado. Para combater esse fenômeno, é necessário atuação conjunta que envolva diversos setores, como a saúde, a educação, a assistência social, a segurança pública, a cultura, a justiça, entre outros. Ademais, faz-se necessário a qualificação de profissionais que mobilizem novos saberes que contribuam para uma atenção com potencial para a emancipação da mulher. O presente estudo buscou investigar a atuação de técnicos administrativos de uma universidade federal junto a vítimas de violência de gênero, identificando os desafios e dificuldades vivenciados por esses profissionais. Participaram da pesquisa 8 técnicos(as) administrativos(as), sendo 5 do gênero feminino e 3 do masculino, com idade entre 32 e 61 anos (M= 39,37; DP= 9,95), a maioria com pós-graduação (87,5%) e todos(as) desenvolviam atividades de atendimento aos estudantes universitários. Os resultados mostraram que os(as) participantes possuem conhecimento sobre a violência de gênero, ferramentas e técnicas eficientes para promover um modelo de atenção integral e conhecimento da rede de atendimento. Evidenciaram-se dificuldades relacionadas a questões estruturais, como a falta de políticas e medidas de enfrentamento, desarticulação e setorialização das ações e revitimização da vítima. Discutem-se as possibilidades de prevenção e enfrentamento da violência de gênero na universidade, a fim de pensar em ações que contribuam para um ambiente acadêmico igualitário e, consequentemente, propício ao desenvolvimento acadêmico e profissional das mulheres.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::TRATAMENTO E PREVENCAO PSICOLOGICApor
dc.description.sponsorshipId2021//12616-2por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.publisher.coursePsicologia - Psipor


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil