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dc.contributor.authorCustódio, Júlia
dc.date.accessioned2023-03-27T13:04:55Z
dc.date.available2023-03-27T13:04:55Z
dc.date.issued2022-09-01
dc.identifier.citationCUSTÓDIO, Júlia. Autoestima e autoimagem de mulheres idosas. Sob o olhar de produtoras de conteúdos digitais em uma rede social. 2022. Dissertação (Mestrado em Ciência, Tecnologia e Sociedade) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17537.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17537
dc.description.abstractIntroduction: With the increase in life expectancy, the age distribution of the world population has changed to older ages. Along with these changes, the epidemiological transition and the increase in the feminization of old age were also born. Recent studies have shown that low self-esteem and the difficulty of accepting self-image among women aged 60 years or older, together with the constant search to meet stereotypes of society, have become common and capable of generating several biopsychosocial losses, including depression. Therefore, it is essential that professionals from different areas go beyond the limits of the clinical model of care, aiming to meet the needs of each person in their entirety, focusing on innovative actions. General objective: to understand and analyze behaviors, manifestations and positions of older women, content producers, on relational aspects of self-esteem and self-image in profiles of a social network (Instagram). Method: The current project is a pluviometric study, of a qualitative, descriptive, and documentary nature of netnographic, exploratory and transversal character, with an interdisciplinary theoretical focus in the field of Sciences, Technologies and Society and Gerontology, being determined by analysis, for a short period of time. Related to qualitative aspects, their central objective is the observation of content production and interactions, provided by networks, between older women and their followers in social networks (FONSECA, 2002).eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectFeminização da velhicepor
dc.subjectRedes sociaispor
dc.subjectPlataformas digitaispor
dc.titleAutoestima e autoimagem de mulheres idosas. Sob o olhar de produtoras de conteúdos digitais em uma rede socialpor
dc.title.alternativeSelf-esteem and self-image of elderly women. From the point of view of digital content producers on a social networkeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Pedro, Wilson José Alves
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8135701448186851por
dc.description.resumoIntrodução: Com o aumento da expectativa de vida, a distribuição etária da população mundial tem se modificado para idades mais avançadas. Junto a essas mudanças, nasceu também a transição epidemiológica e o aumento da feminização da velhice. Estudos recentes têm mostrado que a baixa autoestima e a dificuldade de aceitação da autoimagem entre mulheres com 60 anos ou mais, junto a busca constante por atender estereótipos da sociedade, vêm se tornando comum e capaz de gerar diversos prejuízos biopsicossociais, dentre eles a depressão. Sendo assim, é fundamental que profissionais de diferentes áreas ultrapassem os limites do modelo clínico de atenção, objetivando atender as necessidades de cada pessoa em sua integralidade, com enfoque em ações inovadoras. Objetivo geral: compreender e analisar comportamentos, manifestações e posicionamentos de mulheres idosas, produtoras de conteúdos, sobre aspectos relacionais a autoestima e a autoimagem em perfis de uma rede social (Instagram). Método: O atual projeto, trata-se de um estudo pluviométrico, de natureza qualitativa, descritiva e documental de caráter netnográfico, exploratório e transversal, com enfoque teórico interdisciplinar no campo das Ciências, Tecnologias e Sociedade e, Gerontologia, sendo determinado pela análise, durante um curto período. Relacionado aos aspectos qualitativos, têm por objetivo central a observação da produção de conteúdo e as interações, proporcionadas pelas redes, entre mulheres idosas e seus seguidores nas redes sociais.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTSpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpor
dc.description.sponsorshipIdCAPES: código de financiamento - 001por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/5265675364894628por


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