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dc.contributor.authorIanae, Lucas
dc.date.accessioned2023-03-30T16:20:15Z
dc.date.available2023-03-30T16:20:15Z
dc.date.issued2023-03-23
dc.identifier.citationIANAE, Lucas. Produto assistivo para pessoas com deficiência visual: projeto de diferenciador de cédulas. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17569.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17569
dc.description.abstractAssistive Technology (AT) is defined as being an area of knowledge, of interdisciplinary characteristics, which includes products, resources, methodologies, strategies, practices, and services that aim to promote the functionality, related to activity and participation, of people with disabilities, impairments, or reduced mobility, aiming at their autonomy, independence, quality of life and social inclusion (BRASIL, 2009). This article aims to analyze the prototype of an assistive product through a case study of a project developed in the Assistive Technology discipline offered in the Production Engineering course at a public university in the state of São Paulo, Brazil. To define the project, difficulties faced daily by people with visual impairment were discussed in the classroom and possibilities for developing an assistive product that could provide a more inclusive routine or day-to-day life were raised. With this survey in hand, the project of a 'note differentiator' was defined as capable of allowing the visually impaired user autonomy during their purchases. From the evaluation of the prototype, the following characteristics stand out as results: low production cost; easy manufacturing in a domestic environment and without the need for technical knowledge; and portability so the user can carry it in their pocket. It was concluded that the proposed development of assistive products in the production engineering course can train these future professionals, highlighting the importance of inclusion in projective activities.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTecnologia assistivapor
dc.subjectRecurso tátilpor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectAssistive technologyeng
dc.subjectTactile featureeng
dc.subjectInclusioneng
dc.titleProduto assistivo para pessoas com deficiência visual: projeto de diferenciador de cédulaspor
dc.title.alternativeAssistive product for visually impaired people: banknote differentiation projecteng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Fontes, Andréa Regina Martins
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4848646681792317por
dc.contributor.advisor-co1Moram, Camila Barros de Miranda
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0402031545973638por
dc.description.resumoA Tecnologia Assistiva (TA) é definida como sendo uma área do conhecimento, de características interdisciplinares, que inclui produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que visam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e à participação de pessoas com deficiência, deficiências, ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social (BRASIL, 2009). O objetivo deste artigo é analisar o protótipo de um produto assistivo por meio de um estudo de caso de um projeto elaborado na disciplina de Tecnologia Assistiva oferecida no curso de Engenharia de Produção de uma universidade pública do estado de São Paulo, Brasil. Para definição do projeto, discutiu-se em sala de aula dificuldades enfrentadas cotidianamente por pessoas com deficiência visual e levantaram-se possibilidades de elaboração de um produto assistivo que pudesse proporcionar uma rotina ou um dia a dia mais inclusivos. Tendo em mãos este levantamento, foi definido o projeto de um ‘diferenciador de cédulas’, capaz de possibilitar autonomia ao usuário com deficiência visual durante suas compras. A partir da avaliação do protótipo, destacam-se as seguintes características como resultados: baixo custo de produção; fácil fabricação em ambiente doméstico e sem necessidade de conhecimentos técnicos; e portabilidade para que o usuário possa carregar no bolso. Concluiu-se que a proposta de desenvolvimento de produtos assistivos no curso de engenharia de produção pode capacitar esses futuros profissionais destacando a importância da inclusão nas atividades projetivas.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA DO PRODUTOpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpor
dc.subject.cnpqENGENHARIASpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.publisher.courseEngenharia de Produção - EP-Sopor


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