Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBuzato, Gláucia Cristina Silva
dc.date.accessioned2023-04-03T23:44:59Z
dc.date.available2023-04-03T23:44:59Z
dc.date.issued2023-02-17
dc.identifier.citationBUZATO, Gláucia Cristina Silva. Horta agroecológica: construção do conhecimento cientifíco no espaço escolar. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17591.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17591
dc.description.abstractThe present work seeks to evaluate the process of developing scientific knowledge, making its application familiar and affective through a school garden based on agroecology. This operated as a facilitating pedagogical tool for children's learning, mainly because they live in rural areas and are familiar with planting. During the research, the participants were invited to express themselves through drawings, since the imagery expression accompanies child development like a radiograph, where we can analyze how they relate to reality and cultural elements of the surroundings they live in; consequently, the drawing is the graphic “translation” of this perception. The research aimed to identify the development of scientific knowledge having as reference the reading of the drawings produced. The question that guided the research was: what are the meanings and scientific learning attributed to the growth of plants in the school garden? The participating subjects were students from a municipal school within the metropolitan region of Sorocaba-SP and enrolled in the 5th year, aged between 9 and 10 years. The methodology used was action-research and Peircean Semiotics was used as an instrument for analyzing the students' image production. The research started in May 2021, during the week of the environment and ended in December of the same year, with the end of the school year. The analyzes satisfactorily identified evidence of the development of scientific knowledge and it is possible to observe, through imagery language, a cognitive formation different from the initial one brought by the participants.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de Ciênciaspor
dc.subjectTeoria da Complexidadepor
dc.subjectAlfabetização científicapor
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.subjectScience Teachingeng
dc.subjectElementary Schooleng
dc.subjectScientific literacyeng
dc.subjectComplexity Theoryeng
dc.titleHorta agroecológica: construção do conhecimento cientifíco no espaço escolarpor
dc.title.alternativeAgroecological garden: construction of scientific knowledge at schooleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Fernandes, Hylio Laganá
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1315602045624096por
dc.description.resumoO presente trabalho visou avaliar o processo do desenvolvimento do conhecimento científico, tornando sua aplicação familiar e afetiva através de uma horta escolar com base agroecológica, que operou como uma ferramenta pedagógica facilitadora para o aprendizado de crianças, principalmente pelo fato de viverem na zona rural e estarem familiarizadas com o plantio. Durante a pesquisa os participantes foram convidados a se expressarem através de desenhos, posto que a expressão imagética acompanha o desenvolvimento infantil como uma radiografia, onde podemos analisar como se relacionam com a realidade e com elementos culturais do entorno que vivem. A pesquisa visou identificar o desenvolvimento do conhecimento científico tendo como referência a leitura dos desenhos produzidos. A questão que direcionou a pesquisa foi: quais as significações e aprendizados científicos atribuídos ao crescimento das plantas na horta escolar? Os sujeitos participantes eram alunos de uma escola municipal dentro da região metropolitana de Sorocaba-SP e matriculados no 5° ano, com idades entre 9 e 10 anos. A metodologia empregada foi a pesquisa-ação e como instrumento de análise da produção imagética dos alunos foi utilizada a Semiótica Peirceana. A pesquisa iniciou em maio de 2021, durante a semana do meio ambiente e finalizou em dezembro do mesmo ano, com o término do ano letivo. As análises identificaram, de forma satisfatória, indícios do desenvolvimento do conhecimento científico e pode-se observar através da linguagem imagética, uma formação cognitiva diferente da inicial trazida pelos participantes.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-Sopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/6633558016675216por


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil