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dc.contributor.authorVillens, Isabela Malospírito
dc.date.accessioned2023-04-17T17:09:36Z
dc.date.available2023-04-17T17:09:36Z
dc.date.issued2023-03-20
dc.identifier.citationVILLENS, Isabela Malospírito. Consumo sustentável e alternativa para o consumidor: o combate ao fast-fashion. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) – Universidade Federal de São Carlos, Lagoa do Sino, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17766.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17766
dc.description.abstractConsumption is considered a generational inheritance, as it has been present since the beginning of humanity and, like society, it is also marked by evolutions. Linked to this, there is a need for acceptance and accessibility, which ends up sacrificing some pillars, such as the environment. Fast fashion, a production model known for its mass production, speed in production and delivery, low prices, and fast life cycles, is currently the subject of investigations, as its consumption means greater extraction of environmental resources and greater waste generation. Therefore, in order to change the scenario, companies are mobilizing to find more sustainable and accessible solutions for consumers. Thus, this study, through a descriptive research with a non-probabilistic convenience sampling technique, aimed to discover and understand the motivations of fast fashion consumers' purchasing behavior, as well as possible sustainable alternatives. The specific objectives were to identify the consumer profile, analyze the reasons for their choices, consolidate the main stores, and propose sustainable suggestions based on the literature. The results show that the majority of consumers are employed, between 20 and 30 years old, predominantly female, with a monthly income above R$1,000. The main influencing factors were the fit of the clothes and the price, while the reason for discarding them was because they no longer fit. Finally, regarding sustainability perception, there is some concern about the continuation of excessive consumption and the lack of concern about the impacts of fast fashion.por
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAcessibilidadepor
dc.subjectConsumopor
dc.subjectFast-fashionpor
dc.subjectSustentabilidadepor
dc.subjectAccessibilitypor
dc.subjectConsumptionpor
dc.subjectSustainabilitypor
dc.titleConsumo sustentável e alternativa para o consumidor: o combate ao fast-fashionpor
dc.title.alternativeSustainable consumption and alternative for the consumer: the fight against fast-fashionpor
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Neves, Anne Alessandra Cardoso
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5825341428803511por
dc.description.resumoO consumo é considerado uma herança de gerações, pois está presente desde os primórdios da humanidade e, assim como a sociedade, também é marcado por evoluções. Atrelado a isso, temse a necessidade por aceitação e acessibilidade, que acaba por sacrificar alguns pilares, como o do meio ambiente. O fast-fashion, modelo produtivo conhecido por sua produção em massa, rapidez na produção e entrega, preços baixos e ciclos de vida rápidos, atualmente já é alvo de investigações, uma vez que seu consumo significa maiores extrações de recursos ambientais e maior geração de resíduos. Sendo assim, a fim de modificar o cenário, empresas vêm se mobilizando em busca de soluções mais sustentáveis e acessíveis ao consumidor. Dessa forma, o presente estudo, através de uma pesquisa descritiva com técnica de amostragem não probabilística por conveniência, procurou como objetivo geral descobrir e compreender as motivações de compra do consumidor de fast-fashion e quais as possíveis alternativas sustentáveis e como objetivos específicos identificar o perfil do consumidor, analisar o motivo de escolha, consolidar as principais lojas e propor sugestões sustentáveis com base na literatura. Os resultados mostram que o perfil da maioria dos consumidores são de empregados, com idade entre 20 e 30 anos, predominantemente do sexo feminino e com uma renda mensal acima de R$1.000,00, sendo que principal fator influenciável foi considerado o caimento da roupa e preço, enquanto o motivo de descarte seria devido às peças não servirem mais. Por fim, referente à percepção de sustentabilidade, existe uma certa preocupação quanto à continuação do consumo exagerado e a falta de preocupação frente aos impactos do fast-fashion.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIA::SANEAMENTO BASICO::RESIDUOS SOLIDOS, DOMESTICOS E INDUSTRIAISpor
dc.publisher.addressCâmpus Lagoa do Sinopor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/8913098723069177por
dc.publisher.courseEngenharia Ambiental - EAm-LSpor


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