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dc.contributor.authorParavani, Adriana
dc.date.accessioned2023-04-20T12:59:46Z
dc.date.available2023-04-20T12:59:46Z
dc.date.issued2023-03-03
dc.identifier.citationPARAVANI, Adriana. A metodologia de resolução de problemas em atividades de avaliações diagnósticas e formativas de acordo com o currículo do estado de São Paulo. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17828.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17828
dc.description.abstractThis dissertation aims to present research about Improving classroom practices for Mathematics Teaching based on the Problem-Solving Methodology applied in the analysis of the Diagnostic evaluation results. The study started in 2021 at the gradual return after school isolation imposed by the pandemic of COVID - 19, in 2020 and 2021, with a selection of problems from SARESP and one OBMEP problem, in order to understand the concept of Diagnostic Evaluation in the knowledge of students returning to the school. The phases of the Problem-Solving Methodology were used to evaluate the gaps in the content knowledge and skills of students from 7th graders of a public municipal school. The study in 2021 reflected in Diagnostic Evaluation when the school returned in 2022, as a base for the lesson planning for presential classes resumed with material from the São Paulo State curriculum. The 2021 study made it possible for the author to interpret the results of quantitative diagnosis through the resolution phases in proposed problems, helping to connect them to the gaps detected in the concept knowledge and skills brought by students when compared to the expected learning established by the curriculum for the level. This dissertation presents as result of the research the author’s learning about how the phases of problem-solving are related to formative evaluation along the regular school calendar, having as consequence the understanding about better teaching practice in the classroom that focus on the efficient development of skills established by curriculum, considered the students´ prior knowledge and needs.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectMetodologia de resolução de problemaspor
dc.subjectFormação do professorpor
dc.subjectAvaliação diagnósticapor
dc.subjectPandemiapor
dc.subjectEnsino de Matemáticapor
dc.subjectProblem-solving methodologyeng
dc.subjectTeacher educationeng
dc.subjectDiagnostic evaluationeng
dc.subjectPandemiceng
dc.subjectMathematics teachingeng
dc.titleA metodologia de resolução de problemas em atividades de avaliações diagnósticas e formativas de acordo com o currículo do estado de São Paulopor
dc.title.alternativeThe problem solving methodology in diagnostic and formative assessment activities according to the curriculum of the state of São Pauloeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Baldin, Yuriko Yamamoto
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8785562528979416por
dc.description.resumoEssa dissertação tem como objetivo apresentar uma pesquisa sobre melhoria das práticas em sala de aula para o Ensino de Matemática pautada na Metodologia de Resolução de Problemas aplicada na análise dos resultados da Avaliação Diagnóstica. O estudo se iniciou em 2021, quando do retorno gradual após o isolamento escolar imposto pela pandemia da COVID-19, em 2020 e 2021, com uma seleção de problemas da SARESP e um problema da OBMEP, a fim de compreender o conceito de Avaliação Diagnóstica do conhecimento dos alunos que estavam retornando. A Metodologia de Resolução de Problemas foi utilizada em suas fases para avaliar a defasagem no conhecimento de conteúdo e habilidades dos alunos de 7º ano de uma escola municipal em 2021 e esse estudo se refletiu na Avaliação Diagnóstica no retorno escolar de 2022, como base para o planejamento das aulas presenciais retomadas com o material oficial do currículo do estado de São Paulo. O estudo de 2021 possibilitou à autora interpretar os resultados do diagnóstico quantitativo dentro das fases da resolução de problemas propostos, o que ajudou a conectar a defasagem no conhecimento de conceitos e nas habilidades trazidas pelos alunos à aprendizagem esperada, comparada com o que estabelece o currículo do estado para este nível de ensino. Esta dissertação apresenta como resultado a aprendizagem da autora sobre como as fases da resolução de problemas se relacionam com a avaliação formativa durante o período regular, tendo como consequência entender a prática na sala de aula que visa o desenvolvimento eficiente das habilidades estabelecidas pelo currículo, considerando as necessidades dos alunos e o conhecimento anterior.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONALpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/9128838559512297por


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