Show simple item record

dc.contributor.authorBressani, Eduardo Alves
dc.date.accessioned2023-04-25T13:33:10Z
dc.date.available2023-04-25T13:33:10Z
dc.date.issued2023-03-17
dc.identifier.citationBRESSANI, Eduardo Alves. O lixo é no lixo? Banhos de cinco minutos? E a culpa é do meu canudo de plástico? Por uma educação ambiental crítica na formação inicial de professores de Ciências Biológicas. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17863.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17863
dc.description.abstractThe present work starts from the hypothesis that each individual carries conceptions and Social Representations of Environment and Environmental Education as it is stated by Reigota (2010). Thus, we seek to analyze to what extent the conceptions of Environment and Environmental Education of Biology and Science Education undergraduate students from the daytime (CBL-So) and evening (CBLN-So) courses approach the Macro-Political-Pedagogical Trends classified by Layrargues and Lima (2014). The analysis was based on the responses collected through a semi-structured questionnaire disclosed through e-mails and WhatsApp groups. It used the qualitative research as a data collection method and the Discursive Textual Analysis stated by Moraes and Galiazzi (2006) as a data analysis method. Throughout the speeches gathered, it was possible to verify that the students simultaneously present pragmatic and critical views. Lastly, it is concluded that the prevalence of the pragmatic macrotrend is the result of a political project that aims to perpetuate the current economic system and, at the same time, the presence of critical perspectives points to the possibility of a new, critical and contextualized curriculums in pre-service teacher education.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Ambiental Críticapor
dc.subjectMeio Ambientepor
dc.subjectFormação Inicial de Professorespor
dc.subjectCritical Environmental Educationeng
dc.subjectEnvironmenteng
dc.subjectPre-service Teacher Educationeng
dc.titleO lixo é no lixo? Banhos de cinco minutos? E a culpa é do meu canudo de plástico? Por uma educação ambiental crítica na formação inicial de professores de Ciências Biológicaspor
dc.title.alternativeIs the garbage in the garbage? Five-minute baths? And it's my straw's fault plastic? For a critical environmental education in the initial training of teachers of Biological Scienceseng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Torres, Juliana Rezende
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3083345943491817por
dc.contributor.advisor-co1Oliveira, Wander Pinto de
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1233497225721187por
dc.description.resumoO presente trabalho parte da hipótese de que cada indivíduo carrega consigo diferentes concepções e Representações Sociais de Meio Ambiente e Educação Ambiental como é afirmado por Reigota (2010). Assim, buscamos analisar em que medida as concepções de Meio Ambiente e de Educação Ambiental de alunos dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas Integral (CBL-So) e Noturno (CBLN-So) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) campus Sorocaba se aproximam das macrotendências político-pedagógicas classificadas por Layrargues e Lima (2014). A análise se deu a partir das respostas coletadas através de um questionário estruturado divulgado por e-mails e grupos de WhatsApp. Utilizamos como metodologia de coleta de dados a pesquisa qualitativa e como metodologia de análise de dados a análise textual discursiva de Moraes e Galiazzi (2006). Através das respostas coletadas foi possível constatar que os licenciandos apresentam concomitantemente visões de cunho pragmático e crítico. Concluímos, por fim, que a prevalência da macrotendência pragmática é fruto de um projeto político que visa a manutenção do sistema econômico atual, ao mesmo tempo em que a presença de perspectivas críticas acenam para a possibilidade de um currículo mais crítico e contextualizado na formação inicial de professores.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/6896592594987580por
dc.publisher.courseCiências Biológicas - CBLN-Sopor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil