Mostrar registro simples

dc.contributor.authorValetta, Bruno Delalibera
dc.date.accessioned2023-05-02T17:23:02Z
dc.date.available2023-05-02T17:23:02Z
dc.date.issued2023-04-05
dc.identifier.citationVALETTA, Bruno Delalibera. Análise da resposta dinâmica de um veículo sob entradas provenientes de irregularidades em estradas usando um modelo de meio carro. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17907.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17907
dc.description.abstractThe Brazilian transport matrix is mainly composed of road transport, meaning that the country has more than 1.7 million kilometers of highways, of which 66% have problems in their state of conservation. Monitoring the quality of these roads is precarious and difficult due to their length. Therefore, several studies propose alternative forms for this monitoring, one of them being the use of accelerometer signals present in smartphones to detect irregularities on the road. Thinking about this detection method, the present study aimed to analyze the response signal of a half-car model when subjected to known inputs that represent road irregularities: bump, pothole, roadstuds and raised crossing lane. The analysis of the results allowed the identification of patterns in these signals, as well as the effect of the vehicle's speed variation on the signals, allowing the use of this knowledge in future studies that aim to identify road irregularities from accelerometer data.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDetecção de irregularidadespor
dc.subjectAnálise de sistemas dinâmicospor
dc.subjectVibraçõespor
dc.titleAnálise da resposta dinâmica de um veículo sob entradas provenientes de irregularidades em estradas usando um modelo de meio carropor
dc.title.alternativeAnalysis of the dynamic response of a vehicle under inputs from road irregularities using a half-car modeleng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Shiki, Sidney Bruce
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0573973677787523por
dc.description.resumoA matriz de transportes brasileira é composta majoritariamente pelo modal rodoviário, fazendo com que o país possua mais de 1,7 milhões de quilômetros de rodovias, das quais 66% apresentam problemas no estado de conservação. O monitoramento da qualidade dessas vias é precário e difícil devido à sua extensão. Por isso, diversos estudos propõem formas alternativas para esse monitoramento, sendo uma delas a utilização de sinais de acelerômetros presentes em smartphones para detectar irregularidades na pista. Pensando nesse método de detecção, o presente estudo teve como objetivo estudar o sinal de resposta de um modelo de meio carro quando submetido a entradas conhecidas que representam irregularidades em rodovias: lombada, buraco, tachões e faixa elevada. A análise dos resultados permitiu a identificação de padrões nesses sinais, bem como o efeito da variação de velocidade do veículo nos sinais, permitindo o uso desse conhecimento em estudos futuros que visem a identificação de irregularidades na pista a partir de dados de acelerômetros.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::MECANICA DOS SOLIDOSpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/2561715399174989por
dc.publisher.courseEngenharia Mecânica - EMecpor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil