dc.contributor.author | Batista, Éverton Ferraz Marcelino | |
dc.date.accessioned | 2023-06-12T17:54:33Z | |
dc.date.available | 2023-06-12T17:54:33Z | |
dc.date.issued | 2023-03-10 | |
dc.identifier.citation | BATISTA, Éverton Ferraz Marcelino. Análise de livros didáticos à luz do modelo MTSK: um foco nos números racionais. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18128. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18128 | |
dc.description.abstract | This dissertation brings an analysis of two 6th grade mathematics textbooks, which were
validated in the last three years of the National Book and Didactic Material Program (2014,
2017 and 2020). The analysis consisted of raising, using a qualitative methodology of a
documental nature, which specialized knowledge for the teaching of rational numbers were
presented by the authors. As a parameter for the analyses, research was used whose results
sought to identify the mobilization of the teacher's specialized knowledge for the teaching of
rational numbers from the MKT model (Mathematical Knowledge for Teaching), by Ball,
Thames and Phelps (2008) and the PCK, by Shulman (1987), and the results of these surveys
formed a knowledge base for the analysis of textbooks. For the categorization of the
specialized knowledge present in the works, the model of Specialized Knowledge of
Mathematics Teachers (or of Teachers who Teach Mathematics), the MTSK (Mathematics
Teachers' Specialized Knowledge) by Carrillo et al (2013), was used.The data presented in the
analyzes indicate an emphasis on the part of the authors in the development of specialized
knowledge in the “phenomenological” and “representational” aspects, with emphasis on
Araribá Mais Mathematica in the latter scope. However, a relevant number of gaps was
highlighted regarding aspects of “definitions and image of a concept” and “associated
meanings” in both books. It was also possible to verify that both books demonstrate
specialized knowledge for teaching in terms of “auxiliary connections” and “validation
modes”, all of which are related to mathematical knowledge. With regard to didactic
knowledge of the content, the data in the analyzes indicate that both books present specialized
knowledge in the scopes "ways of presenting the content - learning potential", "associated
pedagogical resource/material", with greater evidence of presence of knowledge of the scope
“psychological theory associated with the learning of content” in the book Teláris
Mathematica. With regard to the "most common learning errors", both books stood out for the
high manifestation of specialized knowledge in contrast to low gaps. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Números Racionais | por |
dc.subject | Análise de Livros Didáticos | por |
dc.subject | Conhecimento Especializado do Professor que Ensina Matemática | por |
dc.subject | Rational Numbers | eng |
dc.subject | Textbook Analysis | eng |
dc.subject | Mathematics Teachers' Specialized Knowledge | eng |
dc.title | Análise de livros didáticos à luz do modelo MTSK: um foco nos números racionais | por |
dc.title.alternative | Analysis of textbooks in the light of the MTSK model: a focus on rational numbers | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Paulo César | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7516513469811353 | por |
dc.description.resumo | A presente dissertação traz uma análise de dois livros didáticos de matemática do 6° ano, que
foram validados nos três últimos anos do Programa Nacional do Livro e do Material Didático
(2014, 2017 e 2020). A análise consistiu em levantar, utilizando-se de metodologia qualitativa
de natureza documental, quais conhecimentos especializados para o ensino dos números
racionais foram apresentados pelos autores. Como parâmetro para as análises, utilizou-se
pesquisas cujos resultados buscaram identificar a mobilização dos conhecimentos
especializados do professor para o ensino dos números racionais a partir do modelo MKT
(Mathematical Knowledge for Teaching), de Ball, Thames e Phelps (2008) e do PCK, de
Shulman (1987), sendo que os resultados dessas pesquisas compuseram uma base de
conhecimentos para análises dos livros didáticos. Para a categorização dos conhecimentos
especializados presentes nas obras, utilizou-se o modelo de Conhecimento Especializado dos
Professores de Matemática (ou dos Professores que Ensinam Matemática), o MTSK
(Mathematics Teachers’ Specialised Knowledge) de Carrillo et al (2013, 2018). Os dados
apresentados nas análises indicam uma ênfase por parte dos autores no desenvolvimento de
conhecimentos especializados nos aspectos “fenomenológicos” e “representacionais”, com
destaque ao Araribá Mais Matemática neste último âmbito. No entanto, foi evidenciado um
número relevante de lacunas no que tange os aspectos de “definições e imagem de um
conceito” e os “significados associados” em ambos os livros. Ainda foi possível verificar que
ambos os livros apresentam conhecimento especializado ao ensino no que diz respeito aos
âmbitos “conexões auxiliares” e “modos de validação”, sendo todos esses âmbitos referentes
ao conhecimento matemático. No que concerne ao conhecimento didático do conteúdo, os
dados nas análises indicam que ambos os livros apresentam conhecimento especializado nos
âmbitos “formas de apresentar o conteúdo - potencial de aprendizagem”, “recurso/material
pedagógico associado”, com maior evidência de presença de conhecimento no âmbito “teoria
psicológica associada ao aprendizado do conteúdo” no livro Teláris Matemática. Já no que
concerne aos "erros de aprendizagens mais comuns”, ambos os livros se destacaram pela alta
presença de conhecimento especializado em contraste de baixas lacunas. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.contributor.authorlattes | https://lattes.cnpq.br/6531607468097978 | por |
dc.contributor.advisor1orcid | https://orcid.org/0000-0003-2514-904X | por |