dc.contributor.author | Zanucoli, Letícia Stéfani Negri | |
dc.date.accessioned | 2023-06-13T19:03:56Z | |
dc.date.available | 2023-06-13T19:03:56Z | |
dc.date.issued | 2023-03-30 | |
dc.identifier.citation | ZANUCOLI, Letícia Stéfani Negri. Desafios da formação docente durante o ensino remoto emergencial: percepções de professoras supervisoras de estágio em ciências e biologia. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18143. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18143 | |
dc.description.abstract | The pandemic resulting from the high circulation of the SARS-CoV-2 virus affected billions of students around the world and caused the paralysis of classroom teaching activities in Brazil. In this scenario, the present work aims to understand the perception of supervisors of science and biology internship teachers about the formation of the teaching identity in the context of remote teaching. For this, the qualitative research approach was used through semi-structured interviews with four elementary school teachers from the city of São Carlos and supervisors of the Supervised Internship program. The data from the interviews were analyzed using the Textual Discourse Analysis of Moraes (2003), from which three thematic axes were derived: Perspectives of the Supervised Internship in Times of Social Distancing, Remote Teaching and Teaching-Learning Processes and The Influence of the Pandemic on the Teaching Identity. By raising these aspects, we promote a reflection about the formation of science and biology teachers, aspects of the supervised internship and the virtualization of teaching. It was possible to identify aspects of change in the construction of the teaching identity, which in times of pandemic is exhausted, anxious, and concerned about the difficulty of welcoming trainees and with uncertainties in methods for remote teaching, the quality of teaching and the teaching-learning processes were issues that permeated all the interviews. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Identidade docente | por |
dc.subject | Estágio supervisionado | por |
dc.subject | Ensino remoto | por |
dc.subject | Virtualização do ensino | por |
dc.subject | Teaching Identity | eng |
dc.subject | Supervised Internship | eng |
dc.subject | Remote teaching | eng |
dc.subject | Virtualization of teaching | eng |
dc.title | Desafios da formação docente durante o ensino remoto emergencial: percepções de professoras supervisoras de estágio em ciências e biologia | por |
dc.title.alternative | Challenges of teacher training during emergency remote teaching: perceptions of teachers who supervise internships in science and biology | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Carnio, Michel Pisa | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0198207700485715 | por |
dc.description.resumo | A pandemia decorrente da alta circulação do vírus SARS-CoV-2 atingiu bilhões de estudantes ao redor do mundo e provocou a paralisação das atividades de ensino presenciais no Brasil. Nesse cenário, o presente trabalho propõe-se a compreender a percepção dos professores supervisores de estágio em ciências e biologia sobre a formação da identidade docente no contexto do ensino remoto. Para isso, foi utilizada a abordagem qualitativa de pesquisa por meio de entrevistas semiestruturadas com quatro professoras do ensino básico da cidade de São Carlos e supervisoras do programa de Estágio Supervisionado. Os dados provenientes das entrevistas foram analisados à luz da Análise Textual Discursiva de Moraes (2003), de onde derivou-se três eixos temáticos: Perspectivas do Estágio Supervisionado em Tempos de Distanciamento Social, Ensino Remoto e Processos de Ensino-aprendizagem e A Influência da Pandemia na Identidade Docente. Levantando esses aspectos, promovemos uma reflexão sobre a formação de professores de ciências e biologia, aspectos do estágio supervisionado e a virtualização do ensino. Foi possível identificar aspectos de mudança na construção da identidade docente, que em tempos de pandemia é exausta, ansiosa e preocupada com dificuldade de acolhimento dos estagiários e com incertezas em métodos para o ensino remoto, a qualidade do ensino e aos processos de ensino-aprendizagem foram questões que permeiam todas as entrevistas. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/5380445230396031 | por |
dc.publisher.course | Ciências Biológicas - CBL | por |