Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorChiari, Thalita Micelli Munhoz
dc.date.accessioned2023-06-20T12:19:20Z
dc.date.available2023-06-20T12:19:20Z
dc.date.issued2022-09-23
dc.identifier.citationCHIARI, Thalita Micelli Munhoz. Percepções de professores dos anos iniciais do ensino fundamental sobre a implementação do currículo paulista e as possíveis interferências em suas práticas. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18162.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18162
dc.description.abstractThis qualitative research aims to analyze the perceptions of teachers in the early years (from 1st to 5th grade of Elementary School) of a municipal school, in the interior of the state of São Paulo, on the implementation of the Paulista Curriculum and the possible interferences of this in their school practices. The research question was thus defined: How do teachers who teach in the early years of Elementary School perceive the implementation of the São Paulo Curriculum in their school and its possible interference in their practices? To answer it, we studied themes that involve the function and role of the curriculum in the school context, as well as how much it interferes in the daily lives of teachers in the classroom. Data collection was carried out by sending a questionnaire to teachers who work in the same school where the researcher teaches. Five questionnaires were sent and we received responses from all of them, being answered by four women and one man; in this way, we had 100% (one hundred percent) of use of the answers. As a result, we can highlight that the teachers indicated that they have no criticism of the curriculum that was implemented, since, according to their answers regarding the questions, the document plays the role of leading and facilitating the teacher's work through the skills and abilities that are indicated by the developers of the curriculum that has been in force, in the state of São Paulo, since 2019.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBNCCpor
dc.subjectEstrutura curricularpor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectPrática docentepor
dc.subjectCurrículo paulistapor
dc.subjectCurricular structureeng
dc.subjectCurriculumeng
dc.subjectTeaching practiceeng
dc.subjectSão Paulo curriculumeng
dc.titlePercepções de professores dos anos iniciais do ensino fundamental sobre a implementação do currículo paulista e as possíveis interferências em suas práticaspor
dc.title.alternativePerceptions of teachers in the early years of elementary school about the implementation of the São Paulo curriculum and the possible interferences in its practiceseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Sousa, Maria do Carmo de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6637658562543505por
dc.description.resumoEsta pesquisa, de cunho qualitativo, tem por objetivo analisar as percepções de professores dos anos iniciais (de 1° a 5° ano do Ensino Fundamental) de uma escola municipal, do interior do estado de São Paulo, sobre a implementação do Currículo Paulista e as possíveis interferências deste em suas práticas escolares. A questão de pesquisa foi assim definida: Como os professores que lecionam nos anos iniciais do Ensino Fundamental percebem a implementação do Currículo Paulista em sua escola e as possíveis interferências deste em suas práticas? Para respondê-la, estudamos temáticas que envolvem a função e o papel do currículo no contexto escolar, bem como o quanto este interfere no dia a dia dos professores em sala de aula. A coleta de dados foi feita a partir do envio de um questionário aos professores que atuam na mesma escola em que a pesquisadora leciona. Cinco questionários foram enviados e recebemos as respostas de todos eles, sendo respondidos por quatro mulheres e um homem; desse modo, tivemos 100% (cem por cento) de aproveitamento das respostas. Como resultado, podemos destacar que os professores indicaram que não têm críticas ao currículo que foi implementado, uma vez que, segundo suas respostas referentes às questões, o documento desempenha o papel de conduzir e facilitar o trabalho do professor por meio das competências e habilidades que são indicadas pelos elaboradores do currículo que está em vigência, no estado de São Paulo, desde o ano de 2019.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Educação - PPGPEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/6259124599020181por


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil