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dc.contributor.authorLima, André Henrique de
dc.date.accessioned2023-06-21T13:25:58Z
dc.date.available2023-06-21T13:25:58Z
dc.date.issued2023-02-10
dc.identifier.citationLIMA, André Henrique de. Gestão democrática para a acessibilização de programas de Pós-Graduação Stricto Sensu: o caso UFSCar. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18168.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18168
dc.description.abstractThis research discusses the democratic management dedicated to the promotion of accessibility in contexts of postgraduate programs - PPGs. In recent years, the democratization of these spaces has culminated in the expansion of the representation of human diversity. Thus, among other challenges, PPGs have been urged to recognize and ensure the rights of people with disabilities at the time of entry (formal right), access (material right), permanence, and title. In this context, the present research had the general objective of identifying and analyzing factors that constitute the legitimation of the right of entry, access, permanence, and title of people with disabilities in stricto sensu graduate programs. As specific objectives, we have: a) to understand and systematize the offers and demands that people with disabilities present to institutional managers involved in PPGs; b) identify elements that support institutional guidelines for the promotion of accessibility in postgraduate contexts, and; c) approach the Institutional Analysis approach to the elements that indicate and configure the construction of accessibility in PPGs. In compliance with ethical principles in research, we carried out an exploratory and qualitative case study. Data collection took place at the Federal University of São Carlos - UFSCar, in the online modality, and had the participation of eight PPG coordinators (in ten brainstorm sessions) and two Pro-Rectory of Graduate Studies managers - ProPG (in three institutional meetings). The data were treated in light of the approach of content analysis and its analysis was based on the compendia of the theory of Institutional Analysis by Gregório Baremblitt. The results suggest that democratic management for accessibility depends on the co-responsibility of the actors involved, orchestrated in an interdisciplinary and intersectoral way, having as a guiding principle the materialization of the rights of people with disabilities (among servers and students) within any area of knowledge. In this sense, in addition to the dialogue established with the academic-scientific community, the research results bring some subsidies to improve debates and guidelines for implementing policies and practices of democratic management to promote accessibility.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectPessoa com deficiênciapor
dc.subjectPós-graduaçãopor
dc.subjectAcessibilidadepor
dc.subjectGestãopor
dc.subjectSpecial educationeng
dc.subjectPeople with disabilitieseng
dc.subjectPostgraduateeng
dc.subjectAcessibilityeng
dc.subjectManagementeng
dc.titleGestão democrática para a acessibilização de programas de Pós-Graduação Stricto Sensu: o caso UFSCarpor
dc.title.alternativeDemocratic management for the accessibility of Stricto Sensu Graduate Programs: the UFSCar caseeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Cabral, Leonardo Santos Amâncio
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5306031040506357por
dc.description.resumoA presente pesquisa disserta sobre a gestão democrática dedicada à promoção da acessibilidade em contextos de programas de pós-graduação – PPGs. Nos últimos anos, a democratização desses espaços tem culminado na ampliação da representatividade da diversidade humana. Assim, dentre outros desafios, os PPGs têm sido incitados a reconhecerem e assegurarem os direitos das pessoas com deficiência nos momentos de ingresso (direito formal), acesso (direito material), permanência e titulação. Nesse contexto, a presente pesquisa teve como objetivo geral identificar e analisar fatores que constituem a legitimação do direito de ingresso, de acesso, de permanência e de titulação de pessoas com deficiências em programas de pós-graduação stricto sensu. Enquanto objetivos específicos, temos: a) compreender e sistematizar as ofertas e demandas que pessoas com deficiências apresentam a gestores institucionais envolvidos em PPGs; b) identificar elementos que subsidiem diretrizes institucionais para a promoção da acessibilidade em contextos da pós-graduação e; c) aproximar a abordagem da Análise Institucional dos elementos que indicam e configuram a construção de acessibilidade nos PPGs. Atendendo aos princípios éticos em pesquisa, realizamos um estudo de caso, de caráter exploratório e qualitativo. A coleta de dados ocorreu na Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, na modalidade online, e contou com a participação de oito coordenadores de PPGs (em dez sessões de brainstorms) e de dois gestores da Pró-Reitoria de Pós-graduação – ProPG (em três reuniões institucionais). Os dados foram tratados à luz da abordagem da análise de conteúdo e sua análise foi fundamentada nos compêndios da teoria da Análise Institucional de Gregório Baremblitt. Os resultados sugerem que a gestão democrática para a acessibilidade dependa da corresponsabilização dos atores envolvidos, orquestrada de modo interdisciplinar e intersetorial, tendo como princípio norteador a materialização dos direitos das pessoas com deficiência (dentre servidores e estudantes) no âmbito de qualquer área de conhecimento. Nesse sentido, para além do diálogo estabelecido com a comunidade acadêmico-científica, os resultados da presente pesquisa trazem alguns subsídios para que sejam aprimorados os debates e, também, diretrizes para a implantação de políticas e práticas de gestão democrática para a promoção da acessibilidade.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.description.sponsorshipId88887.628194/2021-00por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/5923802418381538por
dc.contributor.authororcidhttps://orcid.org/0000-0002-9554-7150por
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0003-3520-3687por


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