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dc.contributor.authorSantos, Julio César Ribeiro dos
dc.date.accessioned2023-06-22T12:58:22Z
dc.date.available2023-06-22T12:58:22Z
dc.date.issued2023-05-23
dc.identifier.citationSANTOS, Julio César Ribeiro dos. À procura de evidências: a transformação da canção sertaneja na obra de Chitãozinho & Xororó sob o enfoque da análise crítica do discurso e da semiótica da canção. 2023. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18173.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18173
dc.description.abstractThe enduring permanence and expressiveness of the sertanejo style of popular song allows spontaneous recognition regarding its ongoing transformation in the most diverse aspects that can be observed, whether in materiality, or in the discursive or social aspects articulated interdependently with it. The general objective of this thesis involves describing, interpreting and proposing an explanation about this transformation, having as specific focuses: (a) the role of language in its dialectical relationship with the social structure in country song texts and the constant transformation of style; and (b) the investigation around the permanence or erasures of the caipira objectified by Darcy Ribeiro (1995) in the so-called sertaneja discursive formations. The theoretical foundation proposes and applies a field of interaction between some elements of Song Semiotics (TATIT [1996] 2012), a theory that pioneers accommodate song texts in the field of linguistic studies, and Critical Discourse Analysis (FAIRCLOUGH, 1989; [1992] 2001, [2005] 2012), which interrelates in an elegant way summarized in an efficient theoretical-methodological model language, discourse and society. I make use of the work of Chitãozinho & Xororó between the years 1970-2022, which, among countless consecrations, actively participated in different ordinances of the field, which implies both the dialogue with countless artists belonging to different genres at different times and the active inclusion in diverse business models. As a corpus, a presentation of a concert linked to the Evidências tour (2017-2020) whose analyzes are more specifically focused on the songs. The show consists of 24 song texts, taken in terms of translation (JAKOBSON, [1959] 2010) of their source texts, these referring to the period 1970-2010. Aiming to increase the concreteness of the analyses, the research includes external observations, semi-structured interviews (CRESWELL, 2010) and personal communications with professionals linked to the pair. Despite the mention of the field and its figurative isotopies enriched by singing in a duet, nasally invested with falsettos and vibratos, which suggests a cohesive link in the style, which is endowed with such material traits in its roots (LIMA, 1972), the results point to the erasure of the caipira described by Ribeiro (1995) in the so-called sertaneja song due to factors that articulate the desire of the artists themselves to disassimilate the social stigmas imputed to them and interests of the Cultural Industry and its constant scope of entertainment in different semantic fillings structured and structuring texts.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsCC0 1.0 Universal*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
dc.subjectAnálise crítica do discursopor
dc.subjectSemiótica da cançãopor
dc.subjectCanção sertanejapor
dc.titleÀ procura de evidências: a transformação da canção sertaneja na obra de Chitãozinho & Xororó sob o enfoque da análise crítica do discurso e da semiótica da cançãopor
dc.title.alternativeIn search of evidence: the transformation of sertaneja music in the work of Chitãozinho & Xororó from the perspective of critical discourse analysis and song semioticseng
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Martins, Maria Silvia Cintra
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9241992645160356por
dc.description.resumoA duradoura permanência e expressividade do estilo sertanejo da canção popular brasileira permite espontâneo reconhecimento a propósito de sua transformação em decurso nos mais diversos aspectos observáveis, seja em sua materialidade, seja nos aspectos discursivos ou sociais articulados interdependentemente a ela. O objetivo geral desta tese envolve descrever, interpretar e propor, de seu mirante teórico-metodológico, uma elucidação acerca desta transformação, tendo como enfoques específicos: (a) o papel da linguagem em sua relação dialética com a estrutura social nos textos de canção sertaneja na constante transformação do estilo; e (b) a investigação em torno da permanência ou dos apagamentos do caipira objetivado por Darcy Ribeiro (1995) nas formações discursivas ditas sertanejas. A fundamentação teórica propõe e aplica um campo de interação entre alguns elementos da Semiótica da Canção (TATIT [1996] 2012), teoria que pioneiramente acomoda os textos de canção no campo dos estudos linguísticos, e a Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 1989; [1992] 2001, [2005] 2012), a qual inter-relaciona de maneira elegante e sumarizada num eficiente modelo teórico-metodológico linguagem, discurso e sociedade. Sirvo-me da obra de Chitãozinho & Xororó entre os anos de 1970-2022, a qual, dentre inúmeras consagrações, participou ativamente de distintas ordenações do campo, o que implica tanto o diálogo com inúmeros artistas pertencentes a diferentes gêneros em momentos distintos como a inclusão ativa em modelos de negócios diversos. A título de corpus, tomo uma apresentação de um show atrelado à turnê Evidências (2017-2020) em que as análises se voltam mais especificamente às canções. O show constituído por 23 textos de canção e duas músicas, tomados em termos de tradução (JAKOBSON, [1959] 2010) de seus textos de partida, remissivos ao período de 1970-2010. Visando aumentar a concretude das análises, a pesquisa inclui observações externas, entrevistas semiestruturadas (CRESWELL, 2010) e comunicações pessoais com profissionais ligados à dupla. A despeito da menção ao universo rural e suas isotopias figurativas enriquecidas pelo cantar em dueto, de modo nasalado investido de falsetes e vibratos, o que sugere um elo coesivo no estilo, que se dota de tais traços materiais em suas raízes (LIMA, 1972), os resultados apontam para o apagamento do caipira descrito por Ribeiro (1995) na canção dita sertaneja por fatores que articulam o desejo dos próprios artistas de desassimilação dos estigmas sociais a ele imputados e interesses da Indústria Cultural e seu constante escopo do entretenimento em distintos preenchimentos semânticos e discursivos estruturados e estruturantes dos textos.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Linguística - PPGLpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICApor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/5388166555913162por
dc.contributor.authororcidhttps://orcid.org/0000-0003-1865-2632por
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0003-3911-418Xpor


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