Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorSilva, Gilson Brito Rodrigues da Silva
dc.date.accessioned2023-06-22T19:37:08Zeng
dc.date.available2023-06-22T19:37:08Zeng
dc.date.issued2023-04-26eng
dc.identifier.citationSILVA, Gilson Brito Rodrigues da Silva. Evasão no ensino superior: análise dos indicadores do censo do INEP para os cursos de licenciatura em ciências da natureza e matemática na região sudeste. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de São Carlos, Araras, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18182.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18182por
dc.description.abstractThis work is organized into five chapters and used the information provided by INEP, referring to the period from 2009 to 2019, to measure dropout rates in undergraduate courses in the Southeast region, focusing on degrees linked to the areas of natural sciences (biology, physics, chemistry) and mathematics. The first chapter presents the methodological procedures adopted for the construction of this discussion. To this end, we carried out a quantitative analysis of microdata from the Census of Higher Education using Microsoft Excel software and its supplements. The second chapter discusses the teacher training process, going through initial preparation, within graduation, to continuing education. We reflect on the main government policies that are related to this theme, pointing to the need for a balance between theory and practice throughout the teacher training process. The third chapter proposes a discussion on the educational path in Brazil, especially on access to higher education. We present some public policies that provided admission to students, especially the less favored ones, throughout this period. The fourth chapter deals with evasion in higher education and highlights the longitudinal tracking of undergraduates. It is noticed that the methodology adopted by INEP for this purpose obtains higher education monitoring indicators through five rates. However, in our study, we used raw data, considering the total number of incoming, permanent, graduating, dropping out and deceased students, so that we could find the average dropout rate in each of the observed courses. Finally, the fifth chapter presents the results obtained and compares them with the indexes proposed for Higher Education in the current National Education Plan. That said, we note that enrollments in public education are less representative compared to enrollments in private education, in addition to having teachers teaching without proper training, among the five degrees. In the final considerations, we bring elements for reflection on teacher education. We also verified that higher education demands public policies that, in addition to ensuring the student's permanence throughout the course, enhance this training space as a scenario of social transformation.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEvasão universitáriapor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectCiências da naturezapor
dc.subjectUniversity dropouteng
dc.subjectTeacher educationeng
dc.subjectNatural scienceseng
dc.titleEvasão no ensino superior: análise dos indicadores do censo do INEP para os cursos de licenciatura em ciências da natureza e matemática na região sudestepor
dc.title.alternativeDropout in higher education: analysis of INEP census indicators for degree courses in natural sciences and mathematics in the southeast regioneng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Bozzini, Isabela Custódio Talora
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0853746645322544por
dc.contributor.advisor-co1Lozano, Daniele
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6775248941851933por
dc.description.resumoEste trabalho está organizado em cinco capítulo e utilizou as informações disponibilizadas pelo INEP, referentes ao período de 2009 a 2019, para mensurar a evasão nos cursos de graduação na região Sudeste, com foco nas licenciaturas vinculadas às áreas de ciências naturais (biologia, física, química) e matemática. O primeiro capítulo apresenta os procedimentos metodológicos adotados para a construção desta discussão. Realizamos para tanto a análise quantitativa dos microdados do Censo do Ensino Superior utilizando o software Microsoft Excel e seus suplementos. O segundo capítulo discorre sobre o processo formativo docente, perpassando pela preparação inicial, dentro da graduação, até a formação continuada. Refletimos sobre as principais políticas governamentais que possuem relação com esta temática, pontuando para a necessidade em haver equilíbrio entre teoria e prática ao longo do processo formativo docente. O terceiro capítulo propõe a discussão sobre o percurso educacional no Brasil, especialmente sobre o acesso ao ensino superior. Apresentamos algumas políticas públicas que proporcionaram ingresso aos estudantes, sobretudo aos menos favorecidos, ao longo deste período. O quarto capítulo versa sobre a evasão no ensino superior e destaca o rastreamento longitudinal dos graduandos. Percebe-se que a metodologia adotada pelo INEP para tal finalidade obtém indicadores de acompanhamento do ensino superior através de cinco taxas. Contudo em nosso estudo fizemos uso dos dados brutos, considerando os totais de alunos ingressantes, permanentes, concluintes, desistentes e falecidos, para que assim encontrássemos a taxa média de desistência em cada uma das formações observadas. Por fim, o quinto capítulo apresenta os resultados obtidos e os compara com os índices propostos para o ensino superior no Plano Nacional de Educação vigente. Posto isto, notamos que as matrículas no ensino público apresentam menor representatividade se comparadas às matrículas no ensino privado, além de haver docentes lecionando sem a devida formação, dentre as cinco licenciaturas. Nas considerações finais trazemos elementos para reflexão sobre a formação docente. Verificamos também que o ensino superior demanda por políticas públicas que além de assegurar a permanência do aluno ao longo do curso potencializem este espaço formativo como cenário de transformação social.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGEdCM-Arpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus Araraspor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/2366877871338382por
dc.contributor.authororcidhttps://orcid.org/0000-0002-1171-7125por
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-0024-9506por
dc.contributor.advisor-co1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-2379-5403por


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil