Show simple item record

dc.contributor.authorDojas Neto, Fozat
dc.date.accessioned2023-06-26T12:46:12Z
dc.date.available2023-06-26T12:46:12Z
dc.date.issued2023-04-03
dc.identifier.citationDOJAS NETO, Fozat. Uma proposta didática para o ensino de áreas e volumes. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18194.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18194
dc.description.abstractThis monograph discusses plane and spatial geometry in order to investigate the approach of the topics of areas and volumes in selected textbooks, as well as to study the theoretical prerequisites and the Cavalieri's Principle in detail. The objective of this work is to present a didactic proposal that promotes the skills EM13MAT201 and EM13MAT504 within competencies 2 and 5, respectively, for the Mathematics and Technologies area of the National Common Curricular Base - BNCC. Thus, a sequential study is proposed that culminates in a didactic proposal in order to guide Basic Education teachers with respect to the topic.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectÁreas e volumespor
dc.subjectPrincípio de cavalieripor
dc.subjectEnsino de geometriapor
dc.subjectArea and volumeeng
dc.subjectCavalieri's principleeng
dc.subjectTeaching of geometryeng
dc.titleUma proposta didática para o ensino de áreas e volumespor
dc.title.alternativeA didactic proposal for teaching areas and volumeseng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Seixas, Wladimir
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1697352974728327por
dc.description.resumoO presente Trabalho de Conclusão de Curso discute sobre geometria plana e espacial de modo a investigar sobre a abordagem dos temas áreas e volumes em alguns livros didáticos selecionados, estudar detalhadamente os pré-requisitos teóricos e o Princípio de Cavalieri. Este trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta didática que promova as habilidades EM13MAT201 e EM13MAT504 dentro das competências 2 e 5, respectivamente, para a área da Matemática e Tecnologias da Base Nacional Curricular Comum - BNCC. Propõe-se, então, apresentar um estudo de modo sequencial que culmine em um proposta didática a fim de nortear professores da Educação Básica com respeito ao tema.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::GEOMETRIA E TOPOLOGIApor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/4203551481929852por
dc.publisher.courseMatemática - MLpor
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-0843-3500por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil