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dc.contributor.authorBiazim, Miriana de Araujo
dc.date.accessioned2023-06-27T14:14:32Z
dc.date.available2023-06-27T14:14:32Z
dc.date.issued2022-07-12
dc.identifier.citationBIAZIM, Miriana de Araujo. Avaliação de um programa de ensino de habilidades de brincar para crianças com TEA aplicados por mães durante o período de isolamento social. 2022. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18207.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18207
dc.description.abstractAutism Spectrum Disorder is a neurodevelopmental disorder characterized by deficits in social communication and restricted interests. Parental training is being a possibility to teach parents about the concepts in Applied Behavior Analysis, expanding the learning opportunities of new behaviors of children. This study aimed to verify whether a procedure for teaching behavioral skills with three mothers would be enough to increase the number of opportunities to play with their daughters with autism and, therefore, increase the number of children's independent responses in games and games. The mothers were taught using three different Teaching Procedures: Video Modeling, Family Guidance and Immediate Feedback. Three dyads were selected, which were included in a Telehealth Program in ABA. The dependent variable measured was the mothers' behavior when playing with their daughters. Playing behavior was operationalized in: selecting the appropriate objects for playing, ensuring the conditions of a favorable environment with a minimum of distractors during the teaching phase, guaranteeing instructional control, that is, the direction and control of mothers through instructions, increase eye contact as a way to increase social engagement and increase shift changes during play proposals. Social engagement in this research was defined as the modification of the mother's facial expression due to the game and the choice of reinforcers. The independent variable was the teaching implemented to teach mothers new behaviors aimed at expanding the repertoire of playing with their daughters. The results achieved their initial objectives and it is possible to observe the expansion of play arrangements between mothers and their daughters through the learning of new behaviors.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsCC0 1.0 Universal*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
dc.subjectAnálise do comportamento aplicadapor
dc.subjectTreinamento de paispor
dc.subjectTranstorno do espectro autistapor
dc.subjectCurrículo de brincadeiraspor
dc.titleAvaliação de um programa de ensino de habilidades de brincar para crianças com TEA aplicados por mães durante o período de isolamento socialpor
dc.title.alternativeEvaluation of a play skills teaching program for children with ASD applied by mothers during the period of social isolationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Domeniconi, Camila
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9684535663947328por
dc.description.resumoO Transtorno do Espectro Autista é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por déficits na comunicação social e interesses restritos. O treinamento parental está sendo uma possibilidade de ensinar aos pais sobre os conceitos em Análise do Comportamento Aplicada, ampliando as oportunidades de aprendizagem de novos comportamentos das crianças. Este estudo teve como objetivo verificar se um procedimento de ensino de habilidades comportamentais com três mães seria suficiente para aumentar o número de oportunidades de brincadeiras com suas filhas com autismo e, com isso, aumentar o número de respostas independentes das crianças nas brincadeiras e jogos. As mães foram ensinadas a partir de três diferentes Procedimentos de Ensino: Videomodelação, a Orientação Familiar e o Feedback Imediato. Foram selecionadas três díades, que estavam incluídas em um Programa de Telessaúde em ABA. A variável dependente mensurada foi o comportamento das mães ao brincar com suas filhas. O comportamento de brincar foi operacionalizado em: selecionar os objetos adequados para a brincadeira, garantir as condições de ambiente propício com o mínimo de distratores durante a fase de ensino, garantir o controle instrucional, ou seja, o direcionamento e controle das mães através das instruções, ampliar o contato visual como forma de ampliar o engajamento social e ampliar as trocas de turno durante as propostas de brincadeiras. O engajamento social nesta pesquisa foi definido como a modificação da expressão facial da mãe em função da brincadeira e a escolha dos reforçadores. A variável independente foi o ensino implementado para ensinar as mães novos comportamentos voltados a ampliar o repertório de brincar com suas filhas. Os resultados alcançaram seus objetivos iniciais e pode-se observar a ampliação dos arranjos de brincadeiras e jogos entre as mães e suas filhas através da aprendizagem de novos comportamentos.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologia - PPGPsipor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM::PROGRAMACAO DE CONDICOES DE ENSINOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttps://lattes.cnpq.br/1220697919630931por
dc.contributor.authororcidhttps://orcid.org/0000-0002-6835-5575por
dc.contributor.advisor1orcidhttp://orcid.org/0000-0003-0486-3543por


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