dc.contributor.author | Braz, Leonardo Graco Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2023-06-27T14:27:05Z | |
dc.date.available | 2023-06-27T14:27:05Z | |
dc.date.issued | 2023-04-25 | |
dc.identifier.citation | BRAZ, Leonardo Graco Oliveira. Perspectivas das relações de gênero durante a pandemia de COVID-19 por jovens da escola pública. 2023. Dissertação (Mestrado em Terapia Ocupacional) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18208. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18208 | |
dc.description.abstract | This master's thesis discusses the expressions of hegemonic masculinity in the daily life of young high school students during the COVID-19 pandemic, such as the different manifestations of sexism in questions related to changes in daily life caused by physical distancing and home isolation. The hegemonic masculinity category is adopted to analyze the process of reformulating everyday life, reducing social participation and producing gender inequalities that groups of young boys and girls reported experiencing during the pandemic period. The methodology considered the elaboration, conduction and critical analysis of workshops and focus groups carried out with young high school students. All of this material was transcribed and analyzed based on theoretical references from social occupational therapy and gender studies. Among the considerations reached in this research, the recognition by the perspective of young people of inequality between genders, already existing before the pandemic, but aggravated in this period, leading to a limitation of social participation of girls and an overload of responsibilities associated with the household and the care necessary to prevent COVID on them. Another noteworthy aspect is in relation to the outlining of the contributions that social occupational therapists can offer in the field correlated with youth and school in the sense of creating and implementing intervention strategies capable of problematizing and building critical and reflective readings on the different expressions of masculinities, about sexism and the feminist struggles undertaken to equalize the differences between the genders. Therefore, we sought to understand the ways in which the social construction of the concept of masculinity is expressed and impacted on the daily lives of young people during the COVID-19 pandemic, as well as to develop strategies for problematizing the theme of masculinity and gender inequalities, aiming to provoke the elaboration of new conceptions of masculinity based on gender equity, using notions belonging to social occupational therapy, addressing issues related to gender inequalities and the production of care practices and with a view to promoting social justice. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Pandemia | por |
dc.subject | Masculinidade | por |
dc.subject | Gênero | por |
dc.subject | Terapia Ocupacional | por |
dc.subject | Desigualdade | por |
dc.subject | Masculinity | eng |
dc.subject | Gender | eng |
dc.subject | Inequality | eng |
dc.subject | Pandemic | eng |
dc.subject | COVID | eng |
dc.subject | Occupational Therapy | eng |
dc.title | Perspectivas das relações de gênero durante a pandemia de COVID-19 por jovens da escola pública | por |
dc.title.alternative | Gender relations during the COVID-19 pandemic: Perspectives from young students from a public school | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Borba, Patricia Leme Oliveira | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4193205735379897 | por |
dc.description.resumo | A presente dissertação de mestrado discute as expressões da masculinidade hegemônica no cotidiano de jovens alunos de ensino médio durante a pandemia de COVID-19, tal como as diferentes manifestações do sexismo nas questões relativas às mudanças no cotidiano causadas pelo distanciamento físico e isolamento domiciliar. Adota-se a categoria masculinidade hegemônica para analisar o processo de reformulação do cotidiano, da redução de participação social e da produção de desigualdades de gênero que grupos de jovens garotos e garotas relataram experienciar no período da pandemia. A metodologia considerou a elaboração, condução e análise crítica de oficinas e grupos focais realizados com jovens alunos de ensino médio. O conjunto deste material foi todo transcrito e analisado com base nos referenciais teóricos da terapia ocupacional social e dos estudos de gênero. Dentre as considerações alcançadas nesta pesquisa destaca-se o reconhecimento pela perspectiva dos/as jovens da desigualdade entre gêneros, já existente anterior a pandemia, mas agravada neste período, acarretando em uma limitação de participação social das meninas e uma sobrecarga de responsabilidades associadas ao ambiente doméstico e aos cuidados necessários à prevenção à COVID sobre elas. Outro aspecto de destaque é em relação ao delineamento das contribuições que terapeutas ocupacionais sociais podem ofertar no campo correlacionado a juventude e a escola no sentido da criação e implementação de estratégias interventivas capazes de problematizar e construir leituras críticas e reflexivas sobre as diferentes expressões de masculinidades, sobre o machismo e as lutas feministas empreendidas para equalizar as diferenças entre os gêneros. Portanto, buscou-se compreender as formas pelas quais a construção social do conceito de masculinidade se expressa e incide no cotidiano dos jovens durante a pandemia de COVID-19, assim como desenvolver estratégias para problematização do tema da masculinidade e das desigualdades de gênero, visando provocar a elaboração de novas concepções de masculinidade baseada na equidade de gênero, utilizando noções pertencentes à terapia ocupacional social, abordando questões relativas às desigualdades de gênero e a produção de práticas de cuidado e tendo em vista a promoção da justiça social. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional - PPGTO | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | https://lattes.cnpq.br/6358005278159296 | por |
dc.contributor.authororcid | https://orcid.org/0000-0002-1366-6464 | por |
dc.contributor.advisor1orcid | http://orcid.org/0000-0002-2286-2758 | por |