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dc.contributor.authorSilva, Fernando Lopes da
dc.date.accessioned2023-07-03T14:09:23Z
dc.date.available2023-07-03T14:09:23Z
dc.date.issued2023-05-04
dc.identifier.citationSILVA, Fernando Lopes da. Alternativa de amostragem para a realização da identificação do perigo da fauna nos aeródromos brasileiros. 2023. Dissertação (Mestrado em Conservação da Fauna) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18226.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18226
dc.description.abstractUpon taking flight, humanity began to experience conflicts hitherto unheard of, and the Wright brothers, pioneers of American aviation, recorded the first occurrence of wildlife hazard in history in 1905 even before the airplane was invented the following year by the Brazilian Alberto Santos Dumont. The development of aviation in the interwar period forced countries to raise levels of aviation organization, which allowed an increase in the flow of transport, with this, conflicts also grew. Lifting, handling and management techniques need to be tested and applied in order to increase operational safety. MCA 3-8 is the main wildlife hazard manual used in Brazil, both by civil and military airports, and this manual contains the procedures related to the achievement of a preliminary approach to identify the problems related to the wildlife of a given airport: Wildlife Hazard Identification (IPF). Is the execution of this procedure restricted to the suggestion in the manual or was it possible to find an alternative? The manual directs the preparation of the IPF by carrying out two wildlife survey samples monthly over the course of a year. The data presented show that an alternative to this sampling model is viable, concentrating the surveys in a shorter period, within each season of the year, without detriment to the sampling effort. In the present study, regardless of whether the data were obtained through monthly or seasonal surveys, the risk matrices indicated the same problem species, even with the same degree of risk, that is, for the main objective of a animal census that will compose an IPF, both proposals for obtaining the data met the needs for the analyses. From the creation of the IPF, the management process is able to be better conducted and the entire prevention chain can occur in a fluid way, with actions and resources being allocated to the right places. In short, airport managers will now be able to have more than one alternative for identifying dangers related to wildlife for air operations within their reality. It will be possible to choose the most viable option so that occurrences involving animals and aircraft are mitigated and all the lives involved are preserved, which is important for both airsafety and conservation.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGerenciamento de risco de faunapor
dc.subjectColisão com pássaropor
dc.subjectConservação ambientalpor
dc.subjectWildlife hazard managementeng
dc.subjectBirdstrikeeng
dc.subjectEnvironmental conservationeng
dc.titleAlternativa de amostragem para a realização da identificação do perigo da fauna nos aeródromos brasileirospor
dc.title.alternativeSampling alternative for carrying out the wildlife hazard identification at Brazilian aerodromeseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Silveira, Luís Fábio
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5263574197578953por
dc.contributor.advisor-co1Medolago, Cesar Augusto Bronzatto
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9388754660245476por
dc.description.resumoAo alçar voo, a humanidade começou a experimentar conflitos até então inéditos, e os irmãos Wright, pioneiros da aviação americana, registraram a primeira ocorrência de Risco de Fauna da história em 1905 antes mesmo do avião ser inventado no ano seguinte pelo brasileiro Alberto Santos Dumont. O desenvolvimento da aviação no período entre guerras obrigou os países a elevarem os níveis de organização da aviação, o que permitiu um incremento no fluxo de transporte, com isso, os conflitos também cresceram. Técnicas de levantamento, manejo e gerenciamento precisam ser testadas e aplicadas a fim de elevar a segurança operacional. O MCA 3-8 é o principal manual de risco de fauna utilizado no Brasil, tanto por aeroportos civis quanto militares e, neste manual, consta os procedimentos atinentes à consecução de uma abordagem preliminar para identificação dos problemas relacionados à fauna de determinado aeroporto: a Identificação do Perigo da Fauna (IPF). Será que a execução desse procedimento está restrita à sugestão presente no manual ou foi possível encontrar uma alternativa? O manual direciona a confecção da IPF por meio da realização de duas amostragens de levantamento de fauna mensais ao longo de um ano. Os dados apresentados mostram que é viável uma alternativa a este modelo de amostragem, concentrando os levantamentos em um período menor, dentro de cada estação do ano, sem detrimento do esforço amostral. No presente estudo, independentemente de os dados terem sido obtidos por meio de levantamentos mensais, ou sazonais, as matrizes de risco apontaram as mesmas espécies-problema, inclusive com o mesmo grau de risco, ou seja, para o principal objetivo de um levantamento de fauna que irá compor uma IPF, ambas as propostas de obtenção dos dados atenderam as necessidades para as análises. A partir da confecção da IPF, o processo de gerenciamento tem condições de ser melhor conduzido e toda a cadeia de prevenção pode ocorrer de forma fluida, com ações e recursos sendo destinados para os locais certos. Em suma, os gestores de aeroportos poderão dispor, doravante, de mais de uma alternativa para a identificação de perigos relacionados à fauna para as operações aéreas dentro da sua realidade. Será possível escolher a opção mais viável para que ocorrências envolvendo animais e aeronaves sejam mitigadas e todas as vidas envolvidas sejam preservadas, sendo importante tanto para a segurança operacional quanto para a conservação.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Conservação da Fauna - PPGCFaupor
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICASpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDEpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/0249583961288412por


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