Show simple item record

dc.contributor.authorReiss, Thamires Andrade
dc.date.accessioned2023-08-29T00:32:34Z
dc.date.available2023-08-29T00:32:34Z
dc.date.issued2023-08-11
dc.identifier.citationREISS, Thamires Andrade. Cinderelas modernas: o que os best-sellers juvenis ensinam sobre ser mulher?. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18454.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18454
dc.description.abstractFollowing Montserrat Moreno's provocation Como se ensina a ser menina, and the intersection between feminist studies and education, the research explores elements that shape the socialization of girls and women through the analysis of two contemporary Brazilian young adult literature works: Cinderela Pop by Paula Pimenta and Confissões de uma garota excluída, mal-amada e (um pouco) dramática by Thalita Rebouças. The guiding assumptions and companion texts of the research engage with the literature surrounding the evaluation of sexism in children's books based on discourse analysis. Thus, they indicate the cultural construction of gender relations, possible influences, and the potential of literature in processes of subjectivity and education. The analysis of the selected works highlights the authors' trajectory, the extratextual elements of their books as objects in relation to other cultural products, and an analysis of the representation of eight female characters, according to their significance in the respective plots. The results indicate that both works perpetuate ideals present in the Cinderella tale, such as the relentless pursuit of conformity to beauty standards, female rivalry in the pursuit of male love, women's personal fulfillment conditioned by romantic involvement with a man, compulsory heterosexuality, and the denial of sexuality. These elements perpetuate a Cinderella-inspired education. In light of this, the research also establishes initial ideas and proposes a decinderelizing education that promotes quality of life, freedom, and fulfillment for all women.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLiteratura Juvenilpor
dc.subjectPaula Pimentapor
dc.subjectThalita Rebouçaspor
dc.subjectRelações de Gêneropor
dc.subjectDescinderelizarpor
dc.subjectYoung Adult Literatureeng
dc.subjectGender Relationseng
dc.titleCinderelas modernas: o que os best-sellers juvenis ensinam sobre ser mulher?por
dc.title.alternativeModern Cinderellas: what do youth bestsellers teach about being a woman?eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Auad, Daniela
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8903433226323112por
dc.description.resumoCom base na provocação de Montserrat Moreno em Como se ensina a ser menina e da intersecção entre estudos feministas e educação, a pesquisa explora elementos que compõem a socialização de meninas e mulheres a partir da leitura de duas obras de literatura juvenil brasileira contemporânea: Cinderela Pop, de Paula Pimenta, e Confissões de uma garota excluída, mal-amada e (um pouco) dramática, de Thalita Rebouças. Os pressupostos norteadores e os textos companheiros da pesquisa dialogam com a literatura em torno da avaliação do sexismo em livros infantis com base na análise do discurso. Assim, indicam a construção cultural das relações de gênero, as possíveis influências e o potencial da literatura nos processos de subjetivação e educação. A análise das obras selecionadas destaca o percurso das autoras, os elementos extratextuais de seus livros enquanto objetos em relação com outros produtos da cultura e uma análise da representação de oito personagens femininas, de acordo com sua importância nos respectivos enredos. Os resultados apontam que ambas as obras reproduzem ideais presentes no conto Cinderela, como a busca incessante pela adequação aos padrões de beleza, a rivalidade feminina na disputa pelo amor masculino, a realização pessoal da mulher condicionada ao relacionamento amoroso com um homem, a heterossexualidade compulsória e a negação da sexualidade. Esses elementos perpetuam uma educação que podemos, no escopo da pesquisa realizada, chamar de cinderelizada. Diante disso, a pesquisa estabelece ainda ideias iniciais sobre o que denomina como educação descinderelizada, que poderia promover qualidade de vida, liberdade e plenitude para todas as mulheres.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-Sopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/0265961975853174por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil