Show simple item record

dc.contributor.authorDias, Kaminski Zoz Daju
dc.date.accessioned2023-09-04T19:16:51Zeng
dc.date.available2023-09-04T19:16:51Zeng
dc.date.issued2023-08-23eng
dc.identifier.citationDIAS, Kaminski Zoz Daju. Crianças transgêneras: educação e sociedade. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de São Carlos, Araras, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18510.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18510por
dc.description.abstractThe present study aimed to conduct a bibliographic survey on how issues relevant to the daily lives of LGBTQIA+ children and adolescents, particularly transgender individuals, in Brazilian schools are approached by academia. The descriptors used for the search on the CAFE Capes platform were: Transgender school; LGBTQIA+ school; Transgender education; LGBTQIA+ children and adolescents, and Transgender children. Sixty-seven works were selected, and ten were chosen based on the objectives of this study. The methodology employed was qualitative research, involving document analysis and bibliographic research. Together, these methods provided a rich search for documents, their analysis, comparisons, in-depth investigations, and questioning, to approach a conclusion on the topic. It is evident that, despite progress in our society and education, much still needs to be done to ensure a quality space for learning for our LGBTQIA+ children, especially transgender individuals, without subjecting them to such prejudiced acts of violence in these settings.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAprendizadopor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectComunidade LGBTQIA+por
dc.subjectApprenticeshipeng
dc.subjectTeachingeng
dc.subjectLGBTQIA+ communityeng
dc.titleCrianças transgêneras: educação e sociedadepor
dc.title.alternativeTransgender children: education and societyeng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Bazon, Fernanda Vilhena Mafra
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4400597671073289por
dc.description.resumoO presente trabalho buscou realizar, por meio de um levantamento bibliográfico, como as questões pertinentes à vida cotidiana de crianças e adolescentes pertencentes a comunidade LGBTQIA+ (com enfoque nas pessoas transgêneras) presentes nas escolas brasileiras são abordadas pela academia. Os descritores utilizados para a busca na plataforma CAFe Capes foram: Transgêneras escola; Escola LGBTQIA+; Educação transgênera; Crianças e adolescentes LGBTQIA+ e Crianças transgêneras, sendo selecionados 67 trabalhos e escolhidos 10 a partir dos objetivos deste estudo. A metodologia utilizada foi o desenvolvimento de uma pesquisa qualitativa, envolta no processo de análise documental e pesquisa bibliográfica. As quais somadas proporcionam uma busca rica em documentos, a análise do mesmo, suas comparações, aprofundamentos e questionamentos, para assim se aproximar de uma conclusão sobre o tema. Nota-se que apesar dos avanços em nossa sociedade e na educação, muito ainda deve e pode ser feito a fim de garantir um espaço de qualidade para o aprendizado de nossas crianças LGBTQIA+ e principalmente transgêneras, sem que as mesmas sofram tanta violências de origem preconceituosas nesses locais.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus Araraspor
dc.publisher.courseCiências Biológicas - CBL-Arpor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil