Show simple item record

dc.contributor.authorRuas, André de Melo
dc.date.accessioned2023-09-05T19:46:57Z
dc.date.available2023-09-05T19:46:57Z
dc.date.issued2023-08-18
dc.identifier.citationRUAS, André de Melo. Avaliação conjuntural da formação e do mercado de trabalho de engenheiros e engenheiras no Brasil. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18524.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18524
dc.description.abstractIn Brazil, not all Engineering graduates work in careers typical of their area of study. Each year, the number of vacancies in Engineering schools increases, meanwhile Brazil experiences de-industrialization in recent decades, with a slower offer curve of vacancies in the labor market. The present work seeks to understand the reasons that lead engineers not to work with Engineering in Brazil, with a generalist look, passing through the Brazilian industrial scenario, the remuneration in different careers, the teaching method in Brazilian universities, the sociodemographic context of students and professors and, finally, personality and learning styles of Engineering students. This understanding is important so that it is possible to outline action plans to retain these brains in Brazil and in their typical expertise areas. The conflict of personality and learning styles with the prevailing method of teaching today, higher remuneration in financial services careers, gender disparities and the Brazilian deindustrialization of recent years, together, may explain the difficulty in retaining engineers in typical Engineering careers in Brazil.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFormaçãopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectIndústriapor
dc.subjectEvasãopor
dc.subjectPersonalidadepor
dc.titleAvaliação conjuntural da formação e do mercado de trabalho de engenheiros e engenheiras no Brasilpor
dc.title.alternativeConjunctural evaluation of education and job market for engineers in Brazileng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Antonialli, Armando Ítalo Sette
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4367459395417045por
dc.description.resumoNo Brasil, nem todos os graduados em Engenharia trabalham em carreiras típicas de sua área de formação. A cada ano aumenta-se a oferta de vagas em escolas de Engenharia, enquanto o Brasil vive uma desindustrialização nas últimas décadas, com uma curva mais lenta de oferta de vagas no mercado de trabalho. O presente trabalho busca compreender os motivos que levam engenheiros de formação a não trabalharem com Engenharia no Brasil, com um olhar generalista passando pelo cenário industrial brasileiro, pela remuneração em diferentes carreiras, pelo método de ensino nas Instituições de Ensino Superior brasileiras, pelo contexto sociodemográfico de estudantes e docentes e, por fim, estilos de personalidade e aprendizagem de estudantes de Engenharia. Esta compreensão é importante para que seja possível traçar planos de ação para reter esses cérebros no Brasil e em suas carreiras típicas de formação. O conflito de estilos de personalidade e aprendizagem com o método prevalente de ensino atual, a maior remuneração em carreiras de serviços financeiros, as disparidades de gênero e a desindustrialização brasileira dos últimos anos, em conjunto, podem explicar a dificuldade em reter engenheiros em carreiras típicas de Engenharia no Brasil.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.publisher.courseEngenharia Mecânica - EMecpor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil