Show simple item record

dc.contributor.authorMelo, Teresinha Aparecida Bernardineli de Oliveira
dc.date.accessioned2023-09-21T12:13:52Z
dc.date.available2023-09-21T12:13:52Z
dc.date.issued2023-08-03
dc.identifier.citationMELO, Teresinha Aparecida Bernardineli de Oliveira. Indução dos resultados da avaliação externa de larga escala na formação continuada de uma rede municipal de ensino. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18574.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18574
dc.description.abstractThe results of large-scale external evaluations and the indices associated with them have influenced both networks and individual schools, and the literature on the subject has denounced the adoption of actions aimed at raising indicators. This dissertation is the result of research contextualized in the debate on the consequences of external evaluation policies. on the consequences of large-scale external evaluation policies on the delimitation of proposals and the actions of education networks. examine how the results of large-scale external assessments induce continuing education for teachers and school managers carried out by the Municipal Department of Education of Limeira, whose improvement in results was observed between 2015 and 2019 and widely credited by the network's management specific actions, with emphasis on investment in the practice of continuing education training of education professionals. Methodologically, we used document research to characterize, describe and analyze the network's training actions related to large-scale external evaluation policies. as a source of data the archives of the Municipal Department of Education referring to training from 2013 to 2021. Our data reveals, among other aspects, the adoption of actions linked to the logic of the search for results, with the induction by the network's training team of activities aligned with the performance of the students in the tests, an aspect that indicates the use of the training to help improve results in large scale external assessments.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectAvaliações externaspor
dc.subjectFormação continuadapor
dc.subjectPolítica educacionalpor
dc.subjectExternal Evaluationseng
dc.subjectContinuing educationeng
dc.subjectEducational policyeng
dc.titleIndução dos resultados da avaliação externa de larga escala na formação continuada de uma rede municipal de ensinopor
dc.title.alternativeInduction of large-scale external evaluation of a municipal school networkeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Almeida, Luana Costa
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4647168712265513por
dc.description.resumoOs resultados das avaliações externas de larga escala e os índices associados a eles têm influenciado tanto redes quanto localmente cada unidade escolar, na literatura tem-se observado a denúncia da adoção de ações com o propósito de elevação dos indicadores. Com intuito de aprofundar a investigação no interior dessa temática, a presente dissertação é resultado da pesquisa contextualizada no debate sobre as consequências das políticas da avaliação externa de larga escala na delimitação de propostas e atuação das redes de ensino, seu objetivo foi o de examinar como os resultados das avaliações externas de larga escala induzem ações de formação continuada de professores e gestores escolares realizadas pela Secretaria Municipal de Educação de Limeira, cuja melhoria nos resultados foi observada no período de 2015 e 2019 e amplamente creditada pela gestão da rede a ações específicas, com destaque ao investimento, na prática de formação continuada dos profissionais da educação. Metodologicamente, assumimos a pesquisa documental para caracterizar, descrever e analisar as ações formativas da rede que se relacionam às políticas da avaliação externa de larga escala, assumindo como fonte de dados os arquivos da Secretaria Municipal de Educação referentes à formação continuada do período de 2013 a 2021. Nossos dados revelam, dentre outros aspectos, a adoção de ações vinculadas a lógica da busca por resultados, com indução por parte da equipe de formação da rede de atividades alinhadas ao melhor desempenho dos estudantes nos testes, aspecto que indica a utilização do espaço da formação continuada para auxílio na elevação dos resultados nas avaliações externas de larga escala.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONALpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttps://lattes.cnpq.br/3987834856419768por
dc.contributor.authororcidhttps://orcid.org/0009-0003-5319-4590por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution 3.0 Brazil